Casal paveramense deixa o Brasil para residir no Canadá

João Paulo Kussler e Angélica Schnoremberger Kussler estão residindo no país da América do Norte desde 2015, e contaram para o Clic Paverama um pouco de sua experiência. Confira!

09/03/2018

Por Clic Paverama
Em Pelo Mundo:

Com empregos qualificados facilitados para profissionais de determinadas áreas, o Canadá firma-se como uma das nações mais seguras e igualitárias do mundo. Quando falamos em custo de vida no Canadá temos que levar em consideração cada uma das províncias que integram o país – sendo ele ainda segmentado em uma metade sob colonização francesa e outra inglesa.

Basicamente, os custos para viver no Canadá, se comparados a demais países desenvolvidos como Estados Unidos ou Inglaterra são muito inferiores, sendo possível sustentar-se de maneira relativamente fácil, variando esse montante apenas no quesito moradia (mais cara entre províncias mais populosas) e no salário mínimo praticado pelo governo local.

Segundo o site Statistics Canada, 29.315 brasileiros possuem visto residente no país. A cidade canadense com maior número de brasileiros é Toronto, onde vivem o casal de paveramenses João Paulo Kussler e Angélica Schnoremberger Kussler que residem na cidade à 3 anos. Segundo o casal a ideia era apenas visitar o país da América do Norte, o que era apenas uma viagem turistica se tornou paixão, que fez com que os “Kussler” deixassem o Brasil e partissem para Toronto viver uma nova cultura.

O Clic Paverama conversou com João Paulo e Angélica, que falaram sobre a experiência de viver uma nova cultura, a adaptação ao país e também sobre o cotidiano na América do Norte.

Confira o bate-papo:

Clic Paverama – Estão desde quando residindo no Canadá?

Desde Outubro de 2015. 

Clic Paverama – Como foi a adaptação? E o que fazem profissionalmente na cidade?

Bem, no início as coisas não são fáceis; por mais que haja um bom planejamento antes de vir, existem coisas que somente estando aqui é que descobre-se como funcionam, e o que é necessário fazer para adaptar-se às mesmas. Aprender fluentemente o idioma com certeza é o maior desafio; Toronto, onde residimos, é uma das cidades mais multiculturais do mundo e, naturalmente, as pessoas falam inglês (idioma oficial daqui) com os mais diversos sotaques. O clima também é bastante diferente; o inverno é muito rigoroso, e as temperaturas oscilam bastante durante o dia. Adaptar-se a tudo isso é com certeza uma árdua missão no início, mas vale muito a pena. Atualmente, trabalhamos na área bancária.

Clic Paverama – Como surgiu o convite de irem para o Canadá?

Na verdade não houve um convite. Viemos em janeiro de 2015 para cá durante nossas férias, para um rápido intercâmbio e também a turismo. Nos apaixonamos pelo país, pelas oportunidades e acima de tudo pelo respeito que este oferece aos seus cidadãos. Nos organizamos, fizemos as malas e viemos. 

Clic Paverama – Vi no Facebook recente uma foto do João Paulo em uma premiação, podem falar sobre isso?

Foi uma premiação da empresa por destaque em desempenho no ano de 2017. 

Clic Paverama – Vocês têm planos de algum dia retornar ao Brasil?

Vários são os motivos que podem nos guiar a voltar para o Brasil, afinal de contas será sempre a nossa casa. A saudade da família e dos amigos com certeza é o principal motivo. Mas por enquanto não temos intenção de retornar. Infelizmente nosso país está numa situação muito complicada, principalmente quando o assunto é segurança. Particularmente tivemos problemas sérios quanto a isso. O Canadá é um dos países mais seguros do mundo, e isto traz uma tranquilidade enorme para se viver em paz, aliado é claro ao fato de ser uma potência econômica, ao lado dos Estados Unidos da América. Citamos isto porque este conjunto de fatores traduz-se em muitas oportunidades de trabalho também, criando um segundo fator de segurança emocional. O triste é pensar que o Brasil poderia estar na mesma situação (ou até melhor) mas infelizmente, há muitos anos, está entregue ao descaso... Mas isto é uma discussão muito longa, cheia de interpretações e opiniões, na qual preferimos não mergulhar profundamente aqui.

Clic Paverama – Do que vocês têm mais saudades da sua terra natal?

Indubitavelmente da família em primeiro lugar como já citado antes, assim como dos amigos. Mas tem outras pequenas coisas que também entram nesta lista, como por exemplo o nosso churrasco e o GreNal. Não temos churrasqueiras nas casas aqui no mesmo estilo que no Rio Grande, então temos que improvisar. E sobre o GreNal, quando o Grêmio finalmente começou a ganhar títulos, não estamos mais aí para zoar os colorados... Mas tudo bem, a Internet ajuda um pouco e temos certeza que o seu Darci Fuscão está fazendo o trabalho por nós!   

Veja agora os números completos de brasileiros residentes permanentes no Canadá separados por província e cidades mais significativas, publicadas originalmente aqui.

ONTARIO

Toronto: 10.520
Ottawa: 995
Hamilton: 560
Kitchener: 495
London: 335
Oshawa: 300
Barrie: 210
St. Catharines: 155
Windsor: 140
Kingston: 115
Guelph: 110
Brantford: 105
Belleville: 40
Peterborough: 30
Grand Sudbury: 15

50.14% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

QUEBEC

Montreal: 5.720
Quebec: 925
Ottawa: 300
Sherbrooke: 145
Trois Riviere: 65
Fora da região metropolitana de Quebec: 170

25% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

BRITISH COLUMBIA

Vancouver e região metropolitana: 2.860
Victoria: 195
Abbotsford: 210
Kelowna: 90
Fora da região metropolitana: 455

12,99% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

ALBERTA

Calgary: 1.475
Edmonton: 805
Outras cidades: 255

8.6% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

MANITOBA

Winnipeg: 410
Fora de Winnipeg: 30

1,36% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

SASKATCHEWAN

Saskatoon: 110
Regina: 30
Fora da região metropolitana: 40

0,61% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

NOVA SCOTIA

Halifax: 130
Fora de Halifax: 40

0,57% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

NEWFOUNDLAND AND LABRADOR

Total: 25

0,08% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

PRINCE EDWARD ISLAND

Total: 20

0,06% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

NEW BRUNSWICK

Moncton: 20
Saint John: 15
Fora da região metropolitana: 20

0.18% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

NORTHWEST TERRITORIES

Total: 15

0,05% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

YUKON

Total: 10

0,03% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

NUNAVUT

Total: 10

0,03% do total de brasileiros residentes permanentes no Canadá

Clic Paverama