Carreteada da Cabriúva chega a sua 10ª edição

A carreteada foi criada para resgatar a cultura dos primeiros colonizadores descendentes de Açorianos que transportavam os produtos que colhiam e vendiam no comércio local.

06/03/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

Ocorre nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, a 10ª edição da Carreteada e Cavalgada de Cabriúva, na Comunidade Santo Antônio. Na noite desta sexta haverá apresentação de violeiros e gravação do programa Canto da Terra da Rádio Paverama FM. Serão sorteados diversos prêmios entre os carreteiros e cavaleiros, dentre eles um terneiro.

A carreteada foi criada para resgatar a cultura dos primeiros colonizadores descendentes de Açorianos que transportavam os produtos que colhiam e vendiam no comércio local. Depois o dono do comércio levava a mercadoria até Taquari para vender lá tudo de carroça, puxada por bois ou mulas. A mercadoria ia até o Cais do Porto para ir até POA.

As carroças eram com as rodas de chapa, hoje foram modificadas por rodas de pneus. E o transporte é feito de caminhões. Naquele tempo a mercadoria transportada era a Soja, o feijão, o milho, a mandioca que era feita a farinha de mandioca, havia muitas atafonas que faziam a farinha.

Jêison Lauri da Rosa/Clic Paverama/Clic do Vale