Após 1 ano e meio, covid deixa de ser maior causa de mortes no país

Doenças vasculares voltam a ocupar topo de lista, segundo dados de cartórios.

20/11/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

Com o avanço da vacinação contra covid-19 no Brasil, a doença causada pelo coronavírus deixou de ser a principal causa de morte no país desde a segunda quinzena de outubro, segundo dados dos cartórios de registro civil obtidos no portal da transparência da Arpen Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais).

Como ocorria antes da pandemia de covid-19, as doenças cardiovasculares voltaram a ocupar o topo na lista das causas de morte dos brasileiros —a principal delas é o AVC (acidente vascular cerebral). Isso não ocorria desde o fim de abril de 2020.

Segundo dados dos cartórios, levando em conta as mortes ente 16 e 31 de outubro, as principais causas de morte por doença no país são:

  • AVC: 4.220 óbitos
  • Infarto: 4.176 óbitos
  • Causas cardíacas: 4.107 óbitos
  • Covid-19: 3.605 óbitos

O mais recente boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta semana, aponta que o país enfrenta um período de estabilidade da covid-19 em um patamar bem mais baixo.

“Os números mostram a estabilidade dos indicadores usados pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz nas últimas cinco semanas, isto é, desde 10 de outubro”, diz o documento.

A média móvel de mortes por covid-19 foi de 260 na quarta-feira (17), segundo o consórcio de veículos de imprensa. A taxa superou os 3.000 óbitos por dia em março, durante a segunda onda da doença.

Embora a média tenha caído, ainda são registradas mais de 300 mortes por dia, durante a semana, por causa do coronavírus.

spot_img