Anúncio da liberação das contas do FGTS deve acontecer na próxima quarta-feira

Governo admitiu que há mais de uma proposta em análise sobre as regras para o saque.

22/07/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Política

Um assunto que era para ser uma agenda positiva acabou trazendo desgastes para o Palácio do Planalto: o  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Primeiro, veio a alegria com a possibilidade de sacar um dinheiro que está parado, com baixíssimo rendimento. 

Mas as pedras começaram a aparecer. A data do anúncio foi adiada, passando para a próxima quarta-feira (24), trazendo certa frustração. O governo admitiu que há mais de uma proposta em análise sobre as regras para o saque, inclusive uma que prevê a retirada anual, mas com um impeditivo que deve frear muitos que pensaram nessa possibilidade: será impossível sacar o saldo da conta no momento da demissão. O susto maior veio com a crítica do presidente Jair Bolsonaro à multa de 40% paga pelas empresas em caso de demissões sem justa causa. Para Bolsonaro, o que foi criado para beneficiar o trabalhador acabou tendo efeito contrário e desestimulou contratações. Neste domingo (21), ele negou a extinção da multa, mas admitiu que é preciso pensar lá na frente sobre o que seria melhor “menos direitos e emprego, ou todos os direitos e desemprego”.

Bolsonaro ainda falou que é preciso, antes de qualquer mudança, “ganhar a guerra da informação” e explicar à sociedade as mudanças necessárias para que o nível de emprego seja retomado. Só faltou reconhecer que as declarações sobre o FGTS foram dadas pelo próprio governo, provocando todos esses desencontros em torno do assunto.

Gaúcha ZH