Antes de entrar em funcionamento, praça de pedágio de Paverama terá período sem cobrança

O mesmo ocorrerá com as praças de Victor Graeff, Fontoura Xavier e Montenegro, na BR-386 e em Três Cachoeiras, na BR-101.

19/01/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito

A construção das cinco novas praças de pedágio que a CCR ViaSul está na reta final. Os testes em sistemas de tecnologia e informação já começaram. Os trabalhos estão ocorrendo na BR-386 e na BR-101. 

De acordo com a CCR ViaSul, ainda não é possível determinar quando os serviços serão concluídos. O que já ficou definido é que, antes de iniciar o pagamento da tarifa, a empresa vai pedir autorização para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a fim de adotar "operação branca", ou seja, não cobrar pelo pedágio por um período de dez dias. Essa fase será usada para a concessionária fazer os últimos ajustes, corrigir possíveis erros e criar rotina ao usuário.

Em nota oficial nesta semana a concessionária confirmou que a cobrança iniciará em fevereiro. Quatro das novas praças de pedágio estão sendo erguidas em um trecho de 226 quilômetros da BR-386, em Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro. A outra está localizada na BR-101, em Três Cachoeiras.

A tarifa para carros é estimada em R$ 4,40. Este é o mesmo valor que já é pago na praça de Gravataí, na freeway. Porém, este preço irá sofrer reajuste da inflação a partir de 2020, como está previsto no contrato.

Já a mudança da praça de Gravataí está prevista para ocorrer em 15 de agosto. Quando isso ocorrer, a atual praça de Gravataí, localizada no km 77, será demolida. Na mesma data, também deverá ocorrer a cobrança em ambos os sentidos na praça de Santo Antônio da Patrulha. Hoje o pedágio só é cobrado para quem trafega em direção ao Litoral Norte.

 

Gaúcha ZH/Redação Clic Paverama