ALERTA DE FRIO: Nova massa de ar polar chega ao Brasil neste fim de semana

Poderá gear e nevar em algumas partes do sul do país, segundo novo boletim meteorológico.

16/07/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) informa que uma nova massa de ar frio, de origem polar, chegará ao Sul do país a partir da noite de sábado (17), devendo avançar sobre partes das regiões Sudeste, principalmente em São Paulo, e Centro-Oeste e pelo sudoeste da Amazônia Legal no domingo (18), “originando um novo episódio de friagem”.

Com isso, as temperaturas cairão nessas localidades durante os próximos dias, efeito que poderá ser percebido, ainda que de forma atenuada, no sul e oeste de Rondônia, no sudoeste do Amazonas e no Acre.

Frio intenso na região:

Com a passagem de uma frente fria, a temperatura caiu nas últimas horas no Rio Grande do Sul a partir do ingresso de ar mais frio, entretanto um reforço significativo de ar polar chegará no fim de semana. Será impulsionado por um ciclone extratropical a Leste da Argentina e do Uruguai.

Na região de Camaquã e em toda a Costa Doce, as mínimas dos próximos dias devem chegar perto de 0ºC. Confira a previsão da MetSul:

O resfriamento mais acentuado terá início no fim de semana, principalmente no domingo, quando o ar mais gelado estiver avançando pelo Sul do Brasil e o Centro-Oeste. As mínimas e máximas terão queda acentuada com sensação de muito frio reforçada pelo vento.

Neve e geada:

Há previsão de temperaturas negativas durante o amanhecer nas serras gaúcha, catarinense, bem como no sul do Paraná, nos dias 19 e 20.

“Não se descarta à ocorrência de neve e/ou chuva congelada nas serras gaúcha e catarinense”, informa o SNM.

O boletim prevê também a possibilidade de geada neste domingo (18) ao amanhecer “em todo o centro-oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná”.

Entre segunda (19) e terça (20), as condições atmosféricas “serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da Região Sul, podendo se estender pelo sul de Mato Grosso do Sul até a divisa entre São Paulo e o Paraná.

No dia 20 (terça-feira), ainda há previsão para a formação de geada e os prognósticos de tempo indicam possibilidade para ocorrer na região sul de Minas e no estado de São Paulo”, complementa.

Fonte: Agência Brasil e MetSul