Agricultores paveramenses iniciam entrega da produção ao PAA

15 agricultores participam do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, que tem como entidades beneficiadas o CRAS, a Proinfância Casa da Criança, e as EMEFs Gonçalina Pinto Vilanova e Prudêncio Franklin dos Reis.

23/03/2018

Por Clic Paverama
Em Agricultura e Meio Ambiente

O Programa de Aquisição de Alimentos deu mais um passo importante em Paverama. Desde meados de 2017 o município vem trabalhando na estruturação deste programa, que é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – operado e administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural – que visa fortalecer os pequenos produtores rurais e implementar a segurança alimentar e nutricional junto às pessoas em situação vulnerabilidade social.

Na manhã de terça-feira, dia 20, os agricultores fizeram a entrega dos primeiros produtos. São quatro entidade beneficiadas, sendo elas, o CRAS, com 15 famílias recebedoras dos alimentos, diante de avaliação sócio – econômica, a EMEI Pro Infância Casa da Criança, do centro, a EMEF Professora Gonçalina Pinto Vilanova, da Cidade Baixa, e a EMEF Prudêncio Franklin dos Reis, do Morro Bonito.

Cada produtor poderá receber até R$ 6500,00 anuais com o programa. O agricultor Elédio Pereira de Vargas participa do programa com 200 kg de Aipim e 50 kg de Batata doce, destaca a importância do programa para os agricultores. “É interessante porque dá uma renda extra ao produtor” disse Pereira, que reside em Boa Esperança.

O casal Devanir Roberto Reckziegel e Ana Paula Link Reckiegel, moradores de Linha Brasil, se mostraram satisfeitos em participar do PAA. “É muito bom, assim temos saída de produtos que antes eram difíceis de ser comercializados” disse Devanir, que trouxe na primeira entrega abacate e feijão, sendo 60 kg de cada.

Geziel Bullé, agricultor residente na Cidade Baixa, participa do Programa de Aquisição de Alimentos com diversos produtos, sua primeira venda foi de 100 kg de moranga cabotiá, 30 kg de morango e 10 kg de tempero verde. “Este programa é um incentivo para os produtores, é uma porta nova que está se abrindo”, finaliza destacando que nos próximos meses terá também tomate e couve chinesa para incluir nas vendas do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

(O agricultor Elédio Pereira de Vargas participa do programa com 200 kg de Aipim e 50 kg de Batata doce.)

(O casal Devanir Roberto Reckziegel e Ana Paula Link Reckiegel, moradores de Linha Brasil, e participam do programa com abacate e feijão).

(Geziel Bullé, agricultor residente na Cidade Baixa, participa do Programa de Aquisição de Alimentos com diversos produtos, sua primeira venda foi de 100 kg de moranga cabotiá, 30 kg de morango e 10 kg de tempero verde).

Entenda o Programa de Aquisição de Alimentos:

O valor de produção que o município alcançou foi de R$ 88.871,19, com os quinze produtores cadastrados, que será pago diretamente aos mesmos pelo Governo Federal, através de um cartão bancário feito exclusivo para o programa. O valor não passa por nenhuma secretaria e vai direto para a conta do produtor. 

 

AI Paverama