Vereadores aprovam Projeto de Lei que inclui carne de peixe no cardápio escolar

Projeto de lei foi aprovado na sessão do dia 20 de março com avaliação unânime dos 9 vereadores.

02/04/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Política

A carne de peixe agora de forma oficial faz parte do cardápio escolar da rede municipal de ensino, em Paverama.

O acréscimo do alimento se dá por meio da aprovação do Projeto de Lei nº001/2025, que deu entrada na Câmara de Vereadores de Paverama no último dia 20.

Assinada pelos vereadores Cristiano Evaldo Keller (PL) e Ingrid Marise Strauss (MDB), a iniciativa foi justificada como fundamental para fortalecer a nutrição infantil. Com a aprovação, a carne de peixe se tornará um item obrigatório nas refeições escolares, com a condição de que os produtos sejam frescos e devidamente cadastrados.

A aquisição preferencial ocorrerá diretamente com produtores do município, estimulando a economia local, e, na falta desses, a compra será feita de terceiros através de chamada pública.

"Acredito que a alimentação saudável começa pelas crianças, e é por elas que vamos implantar com mais frequência este alimento na rotina escolar e consequentemente também um hábito em nossas famílias. Embora as escolas já ofereçam peixe, a frequência ainda não é a ideal. Essa iniciativa está alinhada com o movimento dos piscicultores e a criação de espaços para a comercialização de peixes. Com isso, vamos fortalecer a economia local e promover saúde na mesa das crianças e da população" destaca Ingrid Marise Strauss.

Já Cristiano Keller, ressalta os benefícios do alimento e a importância do incentivo aos produtora locais. "A carne de peixe tem muitos benefícios a saúde e não sou eu que estou dizendo, o aval é dos profissionais da área. Então este projeto visa ofertar uma alimentação saudável, colocar um hábito alimentar as crianças e com isso iniciar uma nova cultura no município. Temos diversos produtores de peixe, que também serão beneficiados, girando a nossa economia local" disse Keller.

A proposta visa incluir a carne de peixe no cardápio da merenda escolar dos alunos da rede pública municipal, uma medida que promete transformar a alimentação escolar e beneficiar a saúde das crianças.

O projeto ressalta os benefícios nutricionais do peixe, que é rico em proteínas, vitaminas e ácidos graxos essenciais como o ômega três, conhecido por combater radicais livres e reduzir o risco de doenças graves, como câncer. Especialistas recomendam que o consumo de peixe seja feito ao menos duas vezes por semana, especialmente na dieta infantil, contribuindo para o desenvolvimento saudável e integral das crianças.

Além dos benefícios nutricionais, a implementação do projeto também é vista como uma forma de incentivar a geração de empregos e a produção familiar na piscicultura, promovendo práticas de menor impacto ambiental em comparação a outras atividades agropecuárias.

Com a aprovação da lei, a Secretaria Municipal de Educação terá um prazo de 90 dias para adequar as estruturas necessárias e garantir a qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas. A expectativa é de que essa medida não apenas melhore a merenda escolar, mas também fomente o desenvolvimento sustentável e a economia local, promovendo um ciclo virtuoso de saúde e bem-estar para os alunos de Paverama.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC