Vale do Taquari passa para bandeira laranja e poderá reabrir comércio

Primeira atualização do distanciamento social controlado deixa o RS sem regiões com bandeira vermelha

17/05/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito

O distanciamento social controlado implementado no Rio Grande do Sul teve sua primeira atualização neste sábado, 16. A mudança mais significativa envolve o Vale do Taquari, que deixa de ter bandeira vermelha e passa para a bandeira laranja.

Na prática, a mudança beneficia principalmente o setor do comércio, que esteve proibido de funcionar nessa semana. Com isso, as lojas poderão reabrir com restrições a partir desta segunda-feira, 18, e pelo menos até o próximo sábado, 23, quando ocorrerá nova atualização.

A mudança na classificação da bandeira já era sinalizada pelo estado desde a última quinta-feira, quando a secretária estadual de Saúde confirmou, em videoconferência com prefeitos da região, que os critérios para o cálculo seriam revistos.

A principal mudança na metodologia foi a consideração somente dos casos de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 que estejam internados em hospitais. A criação de 15 novos leitos de UTI para casos graves da doença também impactou sobre o “rebaixamento” na classificação do Vale.