Vacinas contra a Covid-19 começam a ser aplicadas em Paverama

21/01/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

A vacinação contra a Covid-19 já iniciou no município de Paverama. As 90 doses recebidas estão sendo aplicadas nos grupos prioritários conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Entre a tarde de quarta-feira, dia 20, e manhã de quinta, dia 21, foram vacinados 12 profissionais de saúde da Unidade Básica de Paverama.

52 pessoas foram vacinadas no Lar de Idosos Porto Seguro, que são idosos acima de 60 anos e deficientes residentes na instituição, com idade acima de 18 anos.

Nesta primeira fase, serão vacinados:

  • 34% dos trabalhadores da saúde;
  • 100% das pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (ILPIs);
  • 100% das pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas;
  • 100% da população indígena vivendo em terras indígenas.

De acordo com a nota técnica da Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), os municípios terão doses suficientes para vacinar 34% dos profissionais de saúde. A recomendação é que se priorize os profissionais de saúde de diferentes categorias (incluindo nível superior e técnico), trabalhadores de higienização, de setor administrativo, motoristas de ambulância e técnicos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e de internação clínica com referência para o tratamento da Covid-19.

Residente do Lar de Idosos,Ernesto Nono Baptista Perreti, de 93 anos, recebendo a vacina. Créditos:Secretaria Municipal da Saúde de Paverama.

Também deverão ser vacinados neste primeiro momento os profissionais de saúde que irão compor a equipe que irá até as ILPIs, residências inclusivas e aldeias indígenas. Nos municípios em que não há oferta de serviços de maior complexidade, nem ILPIs, residências inclusivas ou terras indígenas, poderão ser vacinados os profissionais que prestam assistência direta a pessoas suspeitas ou confirmadas de Covid-19 em unidades de referência para o atendimento da doença.

Todos os profissionais de saúde e outros grupos prioritários, como idosos não institucionalizados, serão vacinados conforme o Estado for recebendo novas remessas de vacina.

Redação