Um centenário de histórias

Para celebrar a data haverá hoje à noite, às 19h, missa em ação de graças na Igreja da Matriz, presidida por Dom Carlos Rômulo, que pode ser acompanhada através da página  da Paróquia Nossa Senhora do Rosário no Facebook.

14/04/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

Nesta quarta-feira, dia 14, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário completa 100 anos de história. Para celebrar o centenário certamente um grande evento ocorreria, não fosse à pandemia.

Com 15 comunidades e 4 pontos de celebração, a Paróquia não deixou de comemorar a data, e em suas redes sociais lançou um documentário contando a história das comunidades que compõem a paróquia, intitulado “Passado e Presente – Unidos pela Fé”.

Clique aqui e confira todos os episódios da série documental publicado no Facebook Watch: “Passado e Presente – Unidos pela Fé”.

No dia de hoje haverá missa em ação de graças na Igreja da Matriz, às 19h, presidida por Dom Carlos Rômulo, que pode ser acompanhada através da página  da Paróquia Nossa Senhora do Rosário no Facebook.

Clique aqui e acompanhe a missa de ação de graças: Página  da Paróquia Nossa Senhora do Rosário no Facebook.

A História:

A primeira capela de Nossa Senhora do Rosário teve autorização para construção em 27 de julho de 1907, no local onde hoje se encontra o hospital São João (Lar Porto Seguro). A mesma foi inaugurada em 29 de agosto de 1907 e destruída por um forte temporal. A nova igreja foi iniciada mais tarde, no local onde está hoje, por oito famílias que depois foram ajudadas por mais algumas.

A Paróquia foi instalada a 14 de abril de 1921 e a capela elevada à Matriz. No início da paróquia já existiam também as capelas de Santa Manoela (padroeiro São José – 1912), Boa Esperança Alta (padroeiro São Pedro – 1914) e Linha Brasil (padroeiro Sagrado Coração de Jesus – 1918).

O primeiro pároco foi o padre Alberto Schwade. Em 1937 foi inaugurada a atual casa paroquial. Hoje a paróquia conta com 15 comunidades e 4 pontos de celebração. Na paróquia nasceram os padres Silvino Aloísio Werlang, Wunibaldo Antônio Reckziegel, Norberto Roque Jantsch, Laerte de Souza Oliveira, Marcos Bruxel, Reinoldo Jantsch, Vitor Reckziegel, Elemar Griebeler e em maio será ordenado presbítero o Diácono Jorge Reckziegel.

Para auxiliar o serviço pastoral, os leigos tem papel fundamental nas pastorais e movimentos. A Paróquia conta com as pastorais Litúrgica, da Saúde, Vocacional, do Batismo, Catequética, do Dízimo e de Iniciação à Vida Cristã. De movimentos, temos ECC, Cenáculo de Maria, Apostolado da Oração, Terço dos homens, CLJ, Onda, Girassol, Crianças da Aparecida, Grupo de jovens JOSEC, ministros da comunhão e os coroinhas.

Atualmente o pároco é o Pe. Antônio Hochscheidt Becker.

Redação Clic Paverama