Kussler & Sotelo | Terrenos em desnível é possível construir?

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região.

24/09/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Em todo os terrenos é possível construir. Hoje a Kussler & Sotelo – Engenharia e Arquitetura traz para você um material repleto de dicas e exemplos de como contruir em terrenos com desníveis. 

A diferença vai ser no investimento, que terá que ser feito e no tipo de edificação que será executada. Terrenos com mais desníveis, mais inclinação, vão exigir mais investimento em estrutura, muros de contenção, pilotis, terraplenagens e por isso que os terrenos com topografia acidentada são mais baratos, eles vão exigir mais custo na hora da execução.

Temos a tendência de procurar áreas mais planas, amplas, que vão permitir melhor aproveitamento, também para evitar o sobe e desce dentro de casa.

É um erro simplesmente nivelar com máquinas, grandes muros de contenção e grande quantidade de aterro os terrenos com topografia acidentada. Além de desestruturar o solo, vai descaracterizar o terreno com seu entorno natural. Torna-se algo artificial e forçado

Existem várias possibilidades de adaptar o declive do terreno conforme o desenho da casa, e tirar proveito da topografia de maneira favorável. 

É nesta hora que entra contribuição do arquiteto e do engenheiro, que irão estudar a melhor forma de aproveitar a inclinação deste terreno, tentando respeitar a configuração natural do terreno e tirar proveito desta topografia diferenciada. Um terreno plano para um projeto pode ser sem graça já um sobe e desce mesmo dentro de casa se bem pensado com diferentes níveis, jogo de alturas e volumes,  pé direito duplo com mezanino pode ser um diferencial e ficar bem bonito!

Sendo assim, todo terreno é construtivo, todo desnível é aceitável precisa apenas ter critérios técnicos e criatividade.

Fachadas de casas em terreno declive – La Casa Cameleon (foto: Pinterest)

 Casa em declive com fachada de madeira e porta de vidro (foto: Pinterest)

asa em declive com parede de pedra (foto: Arquidicas)

Casa em declive integrada com a natureza (foto: Revista KAZA)