Teoria e prática qualificam curso de inseminação artificial em bovinos

O curso contou com atividades teóricas e práticas, essas realizadas na Granja do Colégio Teutônia e na propriedade rural de André Schorr, em Mato Leitão.

06/11/2020

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Com o objetivo de capacitar profissionais da agropecuária, no fim do mês de outubro o Colégio Teutônia, numa parceria com a Cooperativa Languiru e Genex, realizou o curso de extensão Inseminação Artificial em Bovinos – 2ª edição. Com 18 horas-aula, a formação teve como público-alvo produtores rurais, estudantes do curso Técnico em Agropecuária, ex-alunos dos cursos técnicos e demais interessados.

O curso contou com atividades teóricas e práticas, essas realizadas na Granja do Colégio Teutônia e na propriedade rural de André Schorr, em Mato Leitão. A definição do conteúdo foi baseada em cursos realizados em outras regiões, com adaptações às necessidades do produtor local.

O conteúdo programático abordou conceito e vantagens da inseminação artificial em bovinos; anatomia e fisiologia do aparelho reprodutivo da vaca; avaliação linear das vacas e interpretação de catálogo de touro; prática sobre manejo dos materiais para inseminação; prática de inseminação e detecção de cio; e revisão das etapas e registros.

Cadeia leiteira:

“O curso é muito importante à cadeia produtiva do leite na região, já que, cada vez mais, as propriedades investem em melhoramento reprodutivo para consequente melhoria do plantel, e a inseminação artificial proporciona um excelente controle desse processo. Para os profissionais técnicos, é também uma forma de aperfeiçoamento e preparação para o mercado de trabalho, considerando que o Vale do Taquari é reconhecido pela grande produção de leite”, avalia a professora Cristiana Terra, coordenadora do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia.

Aplicação na propriedade:

“O curso atingiu meus objetivos, foi muito importante para aprimorar conhecimentos na reprodução e poder realizar as inseminações do rebanho na propriedade, melhorando os índices reprodutivos e a eficiência do plantel”, destaca o produtor John Costa, de Linha São Jacó, município de Teutônia.

Fonte: Leandro Augusto Hamester