Teatro a Bordo, primeiro teatro móvel solar do país, chega a Paverama

Atividade é uma parceria entre CCR Via Sul e Prefeitura Municipal de Paverama através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

13/06/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

Uma caixa de aço e levando muitas histórias por onde passa. Com essa proposta, o “Teatro a Bordo – Caixola de Histórias”, projeto que conta com apoio da CCR Via Sul, por meio Instituto CCR, chega à Paverama  nos dias 24 e 25 de junho, através de parceria com a Prefeitura Municipal de Paverama por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

A CCRVia Sul é a concessionária responsável pela Rodovia da Integração do Sul (RIS), que engloba partes das BRs 101, 290, 386 e 448, dentre tudo isso inclui-se o pedágio que está em fase de iniciação no Km 374, em Paverama.

As atividades são gratuitas e abertas para todos os públicos, sendo realizadas em diferentes momentos, tendo como local o estacionamento do Centro Administrativo, na Rua Jacob Flach, nº 222.

O Teatro a Bordo, primeiro teatro móvel do Brasil em um caminhão palco, conta com uma tenda  para abrigar a plateia, banquinhos, equipamentos de som e sistema de luz abastecido com eletricidade solar e oferece programação diversificada, com atividades gratuitas com oficinas educativas, visitas às escolas, peças de teatro e apresentações de artistas locais. As atividades levam mensagens sobre a valorização da cultural local e da importância da sustentabilidade, através de oficinas de confecção de bonecos brincantes e contações de histórias.

Assim como no circo, os artistas realizam cortejos pelas escolas e alguns pontos do município, onde divulgam e convidam o público para assistir as peripécias de uma princesa e um gigante, conhecer os talentos locais nas apresentações dos artistas da cidade e, ao final da programação, embarcar em uma rota pelas cinco regiões do Brasil, passando por uma aldeia indígena que não conhece a noite, embalados pelo perfume e a beleza da flor do mandacaru, seguindo o rastro da mulher que vira onça, galopando numa disputa de cavalhada até encontrar com uma bernúncia que engole gente.

Caixola de Histórias:
Para este ano, o Teatro a Bordo criou o espetáculo ‘Caixola de História’, que utiliza técnicas do teatro de animação, sombas, músicas ao vivo e o improviso tradicional, para encenar pequenas histórias que retratam o miticismo indígena, a resistência do povo, a força da natureza e a alegria das festas populares.

Para o fechamento do espetáculo, homenageando a cidade onde o caminhão palco está acionado, o Teatro a Bordo criará uma cena com base nos registros da memória popular do município, coletados no primeiro dia do projeto. A oficina para a criação da cena será aberta para todos os interessados. A programação também inclui sessão de vídeo e a peça teatral “Sessão Solene – A Princesa e o Gigante”.

O Teatro a Bordo é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, com apoio da CCR Via Sul, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, além do apoio da Prefeitura de Paverama.

Sobre o Instituto CCR: 

Completando 5 anos em 2019, o Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

 

AI Paverama