Tchê Guri e Luz de Candieiro encerram programação do Acampamento Farroupilha

Movimentação foi intensa nos piquetes e na área de shows nesta sexta-feira, feriado da Revolução Farroupilha.

21/09/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia encerrou na noite desta sexta-feira, dia 20 de setembro. E nada melhor que encerrar o evento com festa. Tchê Guri e Luz de Candieiro fecharam a programação do Acampamento, que iniciou no dia 13 e, durante toda a semana, evidenciou os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo.

Tchê Guri subiu no palco do Acampamento Farroupilha, junto ao pavilhão multiuso do Centro Administrativo, no final da tarde. “Guria”, “Roda de chimarrão”, “Criado em galpão”, “Costela gaúcha”, “Dá um gelo nela”, entre outros sucessos do grupo estiveram presentes, colocando o público para dançar.

O vocalista Lê Vargas coloca que o Acampamento Farroupilha de Teutônia vem se destacando no Estado. “Estamos numa maratona de bailes e shows nesta semana e já vínhamos acompanhando pelas redes as demais atrações que tocaram aqui. Teutônia está sendo um sucesso e estamos felizes de participar deste grande evento, que se consolida no Rio Grande do Sul”, afirma.

Lê Vargas acrescenta que o evento é de suma importância para reforçar o tradicionalismo. “Quanto mais cidades fizerem Acampamentos Farroupilhas, mais a moçada vai sendo incentivada à participar do movimento tradicionalista. Isso é muito importante, ainda mais nesta região germânica. Este acampamento vai perpetuar por muitos anos, o que para a cultura gaúcha é fantástico”, frisa.

Já à noite, o grupo teutoniense Luz de Candieiro fechou a programação com seu fandango. “Selva de concreto”, Bombacha preta” “Dois bugios” e “A luz de candieiro” são alguns dos clássicos que animaram o público que compareceu no último dia do Acampamento Farroupilha.

Para um dos vocalistas do grupo, Ademir da Costa, estar em casa, encerrando o Acampamento Farroupilha, é motivo de muita alegria. “A gente se sente muito bem, valorizado, tocando em casa, é um gostinho especial, ainda mais no Acampamento Farroupilha. É um evento que resgata a cultura gaúcha, principalmente para os jovens. É muito bom ver o interior fortalecendo esta cultura tão linda”, ressalta.

Tchê Guri foi a penúltima atração do Acampamento Farroupilha de Teutônia. Créditos: Édson Luís Schaeffer/divulgação

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul coloriram o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou dia 13 e seguiu até esta sexta-feira, dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo, com desfiles, shows, fandangos, costelão solidário, comidas campeiras, rodas de chimarrão e muito mais.

Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estavam os 18 piquetes - galpões de madeira - de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrou algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.

O evento contou com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. O Acampamento Farroupilha teve como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação teve entrada franca.

A realização do Acampamento Farroupilha foi da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio foi de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

AI Teutônia