Tarifas da CERTAJA são reajustadas abaixo da inflação e preço Residencial ficará 13% e 21% mais barato que outras concessionárias da região

Homologado pela ANEEL, o reajuste tarifário de 2022 teve um aumento médio de 8,10%.

29/07/2022

Por @Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Notícias Gerais

As tarifas de energia elétrica dos cooperados atendidos pela CERTAJA Energia foram oficialmente reajustadas a partir do dia 30 de julho.

Homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as novas tarifas tiveram um reajuste médio de 8,10%, o que mantém os valores praticados pela Cooperativa até 21% abaixo dos preços cobrados por outras distribuidoras locais na tarifa média residencial.

Segundo Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, a Cooperativa teve a grata satisfação de ter um reajuste abaixo dos níveis de inflação. “É o que sempre buscamos, manter a qualidade do atendimento e da energia elétrica entregue ao cooperado pautados por uma redução significativa dos custos operacionais.

Isso nos dá uma condição de entregar os melhores preços aos cooperados, principalmente na comparação com outras distribuidoras”, analisa.

De acordo com Renato Pereira Martins, Presidente da CERTAJA Energia, na comparação com o óleo diesel, que teve uma alta de 57% em um ano, é possível dizer que foi possível manter as tarifas o mais acessível, sem prejudicar a saúde financeira da Cooperativa.

“Esse é um clássico exemplo do Cooperativismo. Trabalhamos sempre em busca do ponto de equilíbrio entre a saúde financeira da instituição e o bem-estar do cooperado”, conclui.

Confira os ajustes nas tarifas da CERTAJA Energia:

O efeito tarifário médio será de 8,10%. Abaixo você pode avaliar os novos percentuais para cada classe:

A4: 6,64%

B1: 5,31%

B2*: 12,79%

B3: 5,63%

B4: 5,59%

Grupo A: 6,64%

Grupo B: 8,80%

A + B: 8,10%.

(*) Essa classe apresenta um reajuste de maior impacto em vista da retirada de 20% dos descontos, prevista em Decreto Federal.

Entenda o que é cada uma das classes

Grupo A - São os consumidores atendidos em tensão maior que de 2300 Volts.

Grupo B - São os consumidores atendidos em tensão  inferior a 2300 Volts.

 

O Grupo A possui subgrupos. Na CERTAJA possuímos apenas um aplicável:

A4 -   Atendimento em tensão maior que de 2300 Volts e menor que 69000 Volts.

 

O Grupo B é dividido em subgrupos tarifários de acordo com as atividades:

B1 - Residencial;

B2 - Rural;

B3 - Demais classes (comercial, industrial, poderes públicos e serviços públicos);

B4 - Iluminação pública.