Tarde de Campo em Paverama aborda poda e manejo da Nogueira Pecã

Participaram mais de 30 agricultores dos municípios de Tabaí, Teutônia e Brochier, além de Paverama. 

31/08/2023

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

A Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Paverama realizaram, na quinta-feira, dia 24, na propriedade dos produtores Fernanda e Adilson Marques Duarte, uma Tarde de Campo sobre poda e manejo de Nogueira Pecã.

A atividade foi conduzida pelo responsável técnico da Empresa Pitol de Anta Gorda, engenheiro agrônomo Júlio Cezar Farias Medeiros. 

Com duas estações práticas com os assuntos da atividade, o evento teve o objetivo de promover a troca de experiências entre os pecanicultores, com destaque para o manejo a partir da análise do solo, preparo da área, adubação, plantio e irrigação, além da poda.

Participaram mais de 30 agricultores dos municípios de Tabaí, Teutônia e Brochier, além de Paverama. 

A extensionista da Emater/RS-Asca,r Marlova Pretto, salienta que a instituição tem se desafiado a incentivar a produção de outras frutíferas, com aposta na diversidade dadas as condições de solo e de clima favoráveis e a boa localização do município – que fica não apenas próximo da BR-386, mas também da Ceasa/RS.

“Além disso, há uma grande demanda por frutas por parte dos consumidores, sendo esta uma excelente fonte de renda que ainda implica uma menor penosidade no trabalho, se comparada com o plantio de ‘mato’”, destaca a extensionista, justificando a importância desse tipo de investimento. 

Um bom exemplo dessa busca pela diversidade pode ser observado na variedade de cultivos existentes em Paverama – indo desde as tradicionais uvas, morangos, pêssegos, laranjas e bergamotas, até chegar a frutíferas menos convencionais, como a pitaya.

“Podemos dizer que mesmo que algumas delas não tenham grandes áreas plantadas, elas ajudam na construção de políticas públicas para fortalecimento do setor”, frisa Marlova, que cita ainda o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi/RS). 

Tiago Bald / AI Emater/RS-Ascar