Segunda metade do mês terá aumento de chuva, temporais, calor e frio no Rio Grande do Sul
Início da primavera mantém características de inverno com frio e precipitação acima da média em várias regiões
17/09/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais
A segunda quinzena de setembro, que começou nesta terça-feira, dia 16, deve manter características típicas do inverno gaúcho, como frio e chuva, segundo a MetSul Meteorologia. É comum que o início da primavera ainda apresente traços do inverno, embora os dias frios se tornem gradualmente mais escassos.
Na primeira quinzena, pontos do Oeste e da faixa central do estado registraram chuva acima da média, enquanto os extremos Sul e Norte tiveram precipitação próxima ou abaixo da média histórica. Estações em São Borja, Alegrete, Candelária, Teutônia, Maçambará, Santo Antônio das Missões e Giruá registraram mais de 200 mm de chuva, garantindo volumes muito acima do esperado para setembro.
Em Porto Alegre, a primeira metade do mês somou 115 mm no Jardim Botânico. Com as chuvas previstas para os próximos dias, a capital deve encerrar setembro com precipitação acima ou muito acima da média histórica, que é de 147,8 mm.
A segunda quinzena deve registrar acumulados de 100 mm a 200 mm em várias localidades, com marcas isoladas superiores. O cenário aumenta o risco de cheias em rios. Grande parte desses volumes está associada a um episódio intenso de instabilidade, que deve ocorrer entre o final desta semana e o início da próxima, com chuva volumosa, temporais, raios, granizo e vendavais isolados, especialmente nos dias 21 e 22 de setembro.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana