Sínodo Vale do Taquari realiza assembleia em Paverama

Prestação de contas, eleições e reflexões sobre o cuidado com a criação marcaram o encontro.

24/11/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Educação e Cultura

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cristo, no Centro de Paverama, sediou no sábado, dia 22, a 33ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Taquari. Representantes de comunidades e paróquias da região estiveram reunidos para avaliar ações de 2024, projetar 2026 e realizar indicações e eleições internas da IECLB.

A programação iniciou com culto dirigido pela ministra local, missionária Rainieli Keiner Viviani, e pregação do 1º pastor vice-presidente da IECLB, Odair Braun. A reflexão tomou como base os textos de Gênesis 1.1-31 e Atos 12.20-25, destacando a missão da Igreja.“Neste ano, fomos desafiados a compartilhar a generosidade de Deus, onde a boa nova rompe fronteiras e alcança pessoas. Isso aquece o coração e mostra que a missão está acontecendo. Somos o meio pelo qual a palavra é lançada em corações”, afirmou Braun.

O pastor sinodal, Luis Henrique Sievers, ressaltou o papel do encontro no fortalecimento das comunidades: “Que aqui também prevaleça o espírito de comunidade. A assembleia é o testemunho de uma Igreja que caminha junto.”

Eleições e decisões administrativas:

Após a abertura, o presidente do Conselho Sinodal, Romeu Bayer, saudou os presentes e explicou a dinâmica dos trabalhos. A assembleia foi instalada e presidida por Rodrigo Ulrich, com apoio de Paulo Bayer e Lenita Wessel.

Os relatórios referentes a 2024 foram apresentados pelo pastor sinodal Luis Henrique Sievers e aprovados pela assembleia. Também foram aprovadas a prestação de contas do exercício de 2024 e o orçamento previsto para 2025.

Durante a manhã, entidades ligadas à IECLB realizaram manifestações e informes institucionais, incluindo:

  • Associação Beneficente Pella Bethânia
  • Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (Capa) – FLD
  • Obra Gustavo Adolfo (OGA)

Um dos principais pontos da pauta foi a eleição da representação do Sínodo no Conselho da Igreja e a definição de delegados e delegadas para o Concílio. Na sequência, houve as indicações para as eleições nacionais da IECLB, que ocorrerão durante o Concílio da Igreja em agosto de 2026, em Florianópolis.

O encontro também homologou o novo Conselho Sinodal e apresentou as indicações para a composição da Comissão Doutrina e Ordem Nacional da IECLB e Comissão Sinodal Sul.

Mensagem final da Assembleia:

A pastora Margane Beatriz de Vargas apresentou a mensagem da 33ª Assembleia Sinodal — uma reflexão sobre fé, missão e cuidado com a criação: “Somos cooperadores na Seara do Senhor, filhos e filhas de Deus, chamados a refletir, pensar e avaliar esse chamado. A Palavra de Deus cresce e se multiplica. Essa boa nova rompe fronteiras e nos conduz a compartilhar a generosidade divina que concede salvação, perdão e esperança.”

A mensagem também apontou para os desafios atuais diante das mudanças climáticas e reforçou o Tema do Ano da IECLB de 2026, inspirado em Apocalipse 7.3: “Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores.”

Ao final do encontro, a assembleia recebeu bênção conjunta do pastor sinodal Luis Henrique Sievers e do 1º pastor vice-presidente Odair Braun. A próxima assembleia sinodal está marcada para 12 de setembro de 2026, em Roca Sales.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC