Projeto Juntos para Competir visa qualificar setor Piscicultor de Paverama

O projeto é de autoria da Vereadora Michele Vargas e trata da qualificação do setor piscicultor do município. 

18/10/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

 

Na semana passada, o SEBRAE apresentou para a comissão Paveramense, os resultados iniciais do projeto Juntos para Competir. O projeto é de autoria da Vereadora Michele Vargas e trata da qualificação do setor piscicultor do município. 

Com parcerias da Emater, STR, e Administração Municipal, o principal objetivo, é qualificar o produtor, regulamentar a prática e a comercialização interna e externa fazendo com que o recurso existente em praticamente todas as propriedades produtivas possam ser exploradas como uma fonte de renda alternativa para o produtor.

Os produtores de Paverama que aderiram ao programa, foram: André Hepp, Eldo Dickel, Eliés Souza, Ingrid Strauss, Evaldo Koppe, Joaquim da Silva, Ladimir Vargas, Rubem Kruger, Kátia Vicente e Carlos de Paula.

De acordo com Michele Vargas, as assessorias acontecem mensalmente “O projeto é muito eficaz, pois mensalmente os produtores são visitados pelo Zootecnólogo Everton Luis Zardo e pela Engenheira Agrônoma Fabiana Kellermann de Freitas, especialistas em aquicultura/piscicultura e articulação setorial de grupos em cadeias produtivas. Estas visitas servem para esclarecer dúvidas e orientar os produtores a tomarem as melhores decisões em sua cadeia produtiva”, destacou a vereadora.

Todos os açudes estão povoados com alevinos e peixes maiores. Alguns produtores estão fazendo melhorias ou construindo novos poços escavados em suas propriedades, pois a proposta é que no próximo ano possa ser feito, feiras de peixe vivo durante o ano todo, não somente na Sexta-feira Santa. Com isso, através do projeto, os produtores que aderiram ao programa estão organizando as suas cadeias produtivas.

Na quinta-feira, dia 7, a Engenheira Agrônoma do SEBRAE, Fabiana Kellermann de Freitas, esteve em Paverama, e apresentou aos integrantes da comissão, Michele Caroline de Vargas (Câmara de vereadores) Ricardo Kochem (STR), Aldacir Pretto (EMATER), Maurício Marques, (Secretário de Agricultura de Paverama), Taila Monique Pedroso (Secretária de Administração) e ao prefeito Fabiano Merence Brandão, os detalhes e resultados baseados em um questionário feito com cada produtor.

Maurício Marques, Secretário de Agricultura de Paverama, enfatizou a importância de diversificar a cadeia produtiva no município, “É importante mostrarmos e qualificarmos os produtores de Paverama, dando a oportunidade deles investirem em um setor diferente do que é as plantações existentes. A criação de peixes merece uma atenção especial, pois as recomendações médicas são que possamos consumir, ao menos, 1 vez por semana a carne de peixe”.

O prefeito Fabiano Merence Brandão, destacou a iniciativa da vereadora: “O setor da piscicultura, hoje, é utilizado mais no feriado em que consumimos mais carne de peixe. Talvez, com este projeto, estejamos virando uma chave, e poderemos mostrar aos produtores, que este setor, pode sim, ser muito rentável”, finalizou.

AI Paverama