Paveramense cai no golpe do leilão de carros em site falso e tem prejuízo de mais de R$ 26 Mil

21/06/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito

Um morador de Paverama foi vítima de um golpe ao tentar comprar um carro em um leilão online. Ele entrou em um site para dar o lance em um veículo que custava R$ 26.250,00 e "venceu" os demais concorrentes.

Após fazer a transferência e “finalizar a compra” ele foi para Porto Alegre, conforme combinado com os organizadores do leilão, para buscar o carro. Ao chegar ao local constatou que havia caído em um golpe.

A ocorrência foi registrada de forma online. A Polícia Civil investiga o caso.

Cair em golpes na internet é mais comum do que se pensa:

Todos os dias, centenas de novos sites falsos surgem na web e se reinventam para enganar os que acreditam se tratar de algo legítimo.

No caso de golpes com os leilões, as vítimas se tornaram tão comuns que foi preciso a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) criar uma espécie de lista negra para a consulta dos usuários.

Confira:

Preste atenção no conteúdo que consome: nunca clique em links desconhecidos. Sempre verifique se a URL é confiável, assim como o domínio do site. Em geral, sites falsos são hospedados e registrados fora do Brasil e não possuem certificado de segurança. Site confiáveis possuem ‘selo’ de segurança visível na página.

Atenção à Privacidade: é recomendável não partilhar seus dados nas redes sociais e ter cuidado com as informações que coloca na internet, assim como formulários que preenche. Além disso não informe suas senhas e de tempos em tempos, é aconselhável modificar as senhas do seu e-mail e redes sociais.

Verifique se o leiloeiro é idôneo: Ao entrar no site de leilões, é importante verificar se o leiloeiro é pessoa física. Confira na Junta Comercial (do estado em que o leiloeiro se encontra) se o profissional está realmente credenciado para exercer a atividade.

Confira pessoalmente o que será arrematado: Verifique a disponibilidade de visita aos lotes à venda no leilão online. É importante existir um endereço físico para que o interessado possa ver o que será arrematado.

Confira todos os dados bancários do leiloeiro: Não é permitido pagar nenhum valor referente a leilão para qualquer pessoa, exceto o profissional cadastrado pela junta comercial como leiloeiro oficial. Logo, a conta bancária para depósito sempre tem de estar no nome do leiloeiro.

 

 

Polícia Civil