Paverama divulga estimativa de perda devido à estiagem

Nesta terça-feira, dia 11, foi decretada situação de emergência no município de Paverama devido a falta de chuva.

11/01/2022

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Após um estudo minucioso por parte da Administração Municipal, Emater e Secretaria de Agricultura de Paverama, foi confirmado o Decreto de Situação de Emergência no município.

O Decreto servirá para que a Secretaria de Agricultura e Emater, consigam agilizar alguns benefícios para os agricultores, como um prazo maior para pagamento de dívidas já existentes, e outros benefícios que terão que ser estudados.

A estiagem que afeta o Rio Grande do Sul, deverá diminuir drasticamente a colheita, e a falta de chuvas começa a preocupar, "Precisamos nos conscientizar que ainda temos água nos poços para o consumo, mas que se não chover logo, nossa preocupação pode ser justamente o abastecimento para a população, pois os lençóis freáticos também estão muito castigados", explicou Fabiano Merence Brandão, prefeito de Paverama.

O Secretário de Agricultura, Maurício Marques, está dando todo o suporte necessário para que os produtores não fiquem desabastecidos de água para os animais, "Nós estamos monitorando todos os cantos da cidade. Não podemos fazer chover, mas podemos levar água onde é preciso", explicou Maurício.

De acordo com o levantamento realizado pela Emater de Paverama, a perda da safra 2021/2022 será muito grande.

Confira a tabela estimada de perdas:

Milho – 80% 

Soja – 95% 

Feijão – 50%  

Citros – 70% 

Silvicultura (Eucalipto e Acácia negra) - 20% 

Pastagem e Cobertura Vegetal - 90%

 Leite – 20%

Olericultura – 50%

Piscicultura – 20%

Mandioca – 40%

Produtores que tenham dúvidas de como podem ser ajudados, devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura no telefone 3761 1102, para buscarem mais informações.