O impacto que os espaços causam no nosso bem estar

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região.

24/08/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Espaços mal projetados, escuros ou sem vida afetam diretamente o nosso comportamento. E a razão disso é que essas relações são chamadas de neuroarquitetura.

O método reúne princípios da neurociência e da arquitetura para analisar o comportamento humano. O objetivo é avaliar como o ambiente físico pode impactar na saúde física e emocional das pessoas que usam aquele espaço.

Esse estudo é fundamental para os profissionais da área de arquitetura, engenharia e design. Sabendo que os ambientes influenciam nos aspectos físicos e psicológicos das pessoas esses ambientes devem ser projetados levando em consideração o bem estar dos seus usuários.

ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAL SÃO FUNDAMENTAIS:

A luz natural é capaz de melhorar o humor e a sensação de bem estar além de deixar o ambiente mais leve.

Já a ventilação natural proporciona conforto térmico e sustentabilidade, diminuindo o uso de sistemas de climatização.

BOA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL:

As lâmpadas brancas ou frias estimulam a concentração. São mais indicadas para ambientes como escritórios, cozinhas, consultórios e qualquer ambiente que precise de atenção e foco.

As lâmpadas com cor mais amareladas mais quentes, transmitem sensação de relaxamento e aconchego. Elas são ótimas para quartos, salas, varandas, elas transmitem sensação de acolhimento.

LEVE EM CONSIDERAÇÃO O PÉ DIREITO DOS AMBIENTES:

O pé direito que é altura do piso até o teto também provoca diferentes efeitos.

Ambientes com pé direito muito baixo nos dão a sensação de espaço claustrofóbico e abafado se não forem bem iluminados e ventilados.

Os tetos um pouco mais altos que o convencional nos transmitem a sensação de ambiente maior. Mas os muito altos precisam de uma decoração diferenciada para que o espaço não pareça frio.

ESTÍMULOS SENSORIAIS:

Os estímulos sensoriais podem tornar as pessoas mais criativas e motivadas.

As cores nas paredes, móveis e objetos de decoração podem estimular a visão.

O olfato pode ser estimulado por um aroma que traduz a essência dos perfis dos moradores criando vinculo entre eles e seu lar.

Para a audição e o tato, o melhor é um som ambiente e texturas distribuídas nos móveis cortinas e almofadas.

USO DE CORES:

As diversas cores quando bem dosadas podem deixar os espaços mais estimulantes e agradáveis. Há diversas formas de usar cor nos projetos residenciais.

- Tons claros e neutros transmitem a sensação de tranquilidade e de amplitude, devem ser usados com cuidado para não causarem monotonia e frieza.

- Cores vibrantes incentivam a criatividade e o dinamismo, devem ser usados com parcimônia para que o ambiente não fique pesado e não cause agitação.

- Tons escuros passam a sensação de seriedade e podem ser usados em ambientes amplos, em ambientes pequenos devem ser usados apenas para algum destaque.