Novos calçamentos de Paverama receberão piso tátil e adaptações para facilitar acessibilidade nas ruas do município

Todas as 13 ruas contempladas pelo Avançar Cidades que serão pavimentadas, seja com pavimento asfáltico ou paviess, receberão melhorias na acessibilidade das calçadas.

24/08/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

Pessoas com necessidades especiais como deficientes visuais, cadeirantes e idosos terão mais facilidade para acessar as instalações das ruas contempladas pelo programa Avançar Cidades, em Paverama. A Rua Célio Klein, nas proximidades do Centro de Referência em Assistência Social é a primeira a receber piso tátil.

Esse tipo de piso (de alerta e direcional) tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

As obras do Avançar Cidades estão ocorrendo no momento nas ruas Henrique Klein, Rua da Secretaria de Obras e a canalização da Rua Irmã Melita Recziegel, ambas no Centro, onde nos locais serãos feita pavimentações asfálticas e as calçadas também receberão piso tátil.

Todas as 13 ruas que serão pavimentadas seja com pavimento asfáltico ou paviess receberão melhorias na acessibilidade das calçadas. O Programa Avançar Cidades irá contemplar além das 13 ruas também uma ponte na Rua 5 de Março, com investimento de R$ 5 Milhões.

O que é um piso tátil:

 É o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão. Esse tipo de piso tátil tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

Pode parecer abstrato para as pessoas que enxergam, mas para o deficiente visual e a pessoa com baixa visão ele é fundamental para dar autonomia e segurança no dia a dia. Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

– Piso tátil de alerta: é conhecido popularmente como “piso de bolinha” e sua função, como o próprio nome diz, é alertar. Por isso é instalado no início e no término de escadas e rampas, em frente à porta de elevadores, em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala. A cor contrastante serve para auxiliar a pessoa que tem baixa visão.

– Piso tátil direcional: serve para direcionar e orientar o trajeto em locais amplos. Exemplo: onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve para indicar a direção a ser percorrida.

Detalhe: esses dois tipos de piso se enquadram na Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004.

Fonte: Texto sobre a NBR 9050/2004 na internet.

 

 
 
 

AI Paverama