Nova Câmara de Vereadores de Paverama passa a se chamar Câmara Municipal Zalmiro de Araújo Ramos
Projeto de autoria da vereadora Ana Sirlei Vargas foi aprovado por unanimidade pelos nove vereadores, com a presença de familiares do homenageado.
19/12/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Política

A Câmara Municipal de Vereadores de Paverama aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 18, o Projeto de Lei nº 008/2025, de autoria da vereadora Ana Sirlei Vargas, que denomina oficialmente o prédio da nova sede do Legislativo como Câmara Municipal Zalmiro de Araújo Ramos, em homenagem ao ex-vereador, advogado e líder comunitário paveramense, in memoriam.
A sessão contou com a presença de familiares do homenageado e foi marcada por emoção. Durante a discussão, os vereadores destacaram a relevância de Zalmiro para a história política e administrativa do município, ressaltando seu legado de compromisso com o desenvolvimento de Paverama, o respeito às pessoas e a dedicação ao bem comum.
A viúva, Elisete Vieira Sarmento, utilizou a tribuna para agradecer a homenagem. Em sua fala, afirmou que há pessoas que constroem a história com suas atitudes e compromisso público, destacando que Zalmiro foi uma delas. Ela também ressaltou o simbolismo da homenagem ocorrer exatamente no dia e na quinta-feira em que o ex-vereador faleceu, transformando a lembrança da despedida em um gesto público de reconhecimento e gratidão.

Elisete Vieira Sarmento/Câmara Municipal de Vereadores

Natural de Venâncio Aires, Zalmiro de Araújo Ramos construiu sua vida em Paverama, onde teve atuação marcante na comunidade. Serviu ao Exército Brasileiro, integrou a Brigada Militar e formou-se Técnico em Contabilidade, fundando o primeiro escritório contábil da então Vila de Paverama.
Graduado em Direito pela Unisinos em 1985, tornou-se o primeiro advogado do município. Na vida pública, foi vereador entre 1983 e 1988 e de 1993 a 1996, vice-prefeito de 1997 a 2000, teve participação decisiva na emancipação político-administrativa de Paverama e atuou como assessor legislativo na Câmara de Vereadores de Tabaí por duas legislaturas.
Zalmiro de Araújo Ramos faleceu em 2003.
Com a aprovação do projeto, assim que o prédio estiver concluído, o Legislativo deverá providenciar a instalação da placa identificadora com a nova denominação.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Mais lidas da semana

