Município iniciou a vacinação contra febre amarela

A vacina momentaneamente será feita em moradores da zona rural.

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

A febre amarela é uma doença causada por um vírus e é transmitido por mosquitos e não é contagiosa. A contaminação ocorre sempre em áreas rurais. A transmissão para humanos ocorre quando uma pessoa não vacinada entra em uma área silvestre e é picada por um mosquito contaminado.

Desde 2009 o estado do Rio Grande do Sul não apresenta novos casos de febre amarela, porém estados como Minas Gerais e Espírito Santo estão enfrentando um surto da doença, inclusive com mortes.

Para evitar a transmissão, a principal forma de prevenir é através da vacina, porém por se tratar de uma doença transmitida apenas em áreas rurais e de mata, os moradores dessas áreas serão priorizados na vacinação.

Em Paverama a vacinação irá ocorrer nas residências da área rural, sendo estimadas 1.100 residências a serem visitadas. A Agente Comunitária de Saúde de cada localidade irá passar nas residências acompanhada de um vacinador.

Não há motivos para pânico, não temos casos no Estado então a população pode aguardar que passaremos em todas as residências rurais onde possuem pessoas na faixa etária de vacinação. Pedimos a colaboração da população para que procurem suas carteiras de vacinas e tenham elas em mãos para o momento da visita a fim de agilizar o atendimento. Pedimos também que tenham paciência, pois é um número muito alto de residências a serem visitadas e aos poucos passaremos em todas as localidades” destaca a Enfermeira Caroline Dalmoro.

Quem deve fazer a vacina: crianças a partir de 09 meses até adultos com 59 anos de idade. Pessoas com 60 anos ou mais só poderão fazer a vacina com autorização médica. Pessoas que residem em áreas urbanas, mas que irão viajar para outras regiões do país devem se informar no posto de saúde sobre a vacina. A vacina deve ser aplicada no mínimo 10 dias antes da viagem.

A importância do Bugio:

O Bugio não é o responsável pela transmissão da doença, na verdade ele também é uma vítima do mosquito. A morte destes animais pode indicar a presença de vírus na localidade onde foi encontrado. Portanto, a preservação dos Bugios é muito importante para a saúde de todos. Lembrando que a morte do Bugio pode indicar a presença de vírus somente nos casos daqueles que vivem soltos na mata, longe do ser humano, nada tem haver com o Bugio domesticado” enfatizou a profissional da saúde.

AI Paverama