Paverama: Município chega a 159 empregos a mais em 2021

21/07/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

A pandemia ainda não acabou, mas a economia já tem mostrado reação em Paverama. Em 2021, conforme dados do Cadastro GERAL DE Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pela secretaria nacional do Trabalho, o município registra 159 empregos a mais, sendo a maior parte na Indústria (122). Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luciara Silva, está havendo a retomada gradativa dos setores e o município objetiva, até o fim do ano, aumentar ainda mais os números da geração de empregos.

“Desde o início da administração, trabalhamos na elaboração de ideias que viessem a gerar empregos no município. Algumas novas empresas iniciaram os trabalhos e isso já resultou em um bom desempenho comparado ao ano de 2020. A junção da abertura de novas empresas, com a retomada da economia, é o que representa este resultado”, apontou Luciara.

No acumulado do ano, o setor de Indústria, com 122 vagas a mais, e Serviços, com 41, foram os responsáveis pelo bom resultado de Paverama. No período, a Agropecuária e Comércio fecharam negativos, com duas demissões a mais do que contratações, e a Construção ficou com saldo 0, igualando o número de admissões e desligamentos. Já as funções que mais geraram empregos no período foram de trabalhadores da confecção de calçados, com 82 vagas a mais, e da fundição de metais, com 22 contratações a mais.

No mês de maio, o último a ter o balanço divulgado pelo Caged, Paverama registrou 20 empregos a mais e obteve o quinto melhor resultado do Vale. A maior parte das vagas foi na função de motorista de caminhão, com 11 contratações a mais do que demissões. “Esta retomada das empresas em quase sua totalidade fez com que as contratações de motoristas, principalmente para dirigir caminhões de lenha, representassem este crescimento”, creditou a secretária de Desenvolvimento Econômico.

Em todos os meses de 2021, Paverama registrou resultados positivos na geração de empregos. O mês com melhor saldo foi fevereiro, quando foram feitas 54 contratações a mais do que demissões no município. Em 2020, os números não haviam sido tão bons.

No mesmo período, de janeiro a maio, foram 16 demissões a mais do que contratações, principalmente devido ao início da pandemia de coronavírus que ocasionou muitos desligamentos nos meses de abril e maio. Somente nestes dois meses do ano passado, o município teve 114 desligamentos a mais do que contratações. Já no levantamento de todo o ano de 2020, o saldo foi positivo de 19 empregos a mais, e o município ficou em oitavo lugar no Vale na geração de empregos.

 

O Fato Taquari