Muito calor e chuva marcará o final de semana dos gaúchos

Instabilidade chega às regiões Sul e Campanha ainda no sábado. No domingo, as precipitações passam a atingir todas as áreas.

12/10/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

No sábado, dia 12, Dia das Crianças, o tempo deve permanecer firme na maior parte do Estado. As exceções são as regiões Sul e Campanha, onde o avanço de uma frente fria provoca chuva. Nestas áreas, as precipitações ocorrem em forma de pancadas moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 70km/h. 

Na Região Norte, a umidade relativa do ar fica baixa (próxima de 30%), mas não chega a deixar os municípios desta área em estado de atenção. A temperatura segue em elevação. A máxima, de 38°C, ocorrerá em Quaraí, na Fronteira Oeste, e a mínima, de 13°C, será sentida em São José dos Ausentes, na Serra. No Vale do Taquari a temperatura pode ultrapassar os 40ºC sem previsão de chuva no Dia das Crianças na região.

No domingo, dia 13, a chuva passa a atingir todo o território gaúcho. Na Metade Sul, chove de maneira contínua, e os acumulados podem alcançar 50 mm. Já na Metade Norte, as precipitações ocorrem em forma de pancadas fortes. A instabilidade, em todas as regiões, vem acompanhada de descargas elétricas e de vento de até 70 km/h.  

A temperatura diminui um pouco, mas a sensação de calor continua. A máxima, de 36°C, está prevista para Santiago, na Região Central, e a mínima, de 15°C, ocorrerá em Jaguarão, na Região Sul. 

Na segunda-feira, dia 14, o dia será céu fechado em todo o Estado. Áreas de instabilidade continuarão atuando no Vale do Taquari. O dia apresenta o predomínio de nuvens e condições para chuvas a qualquer momento que podem ser localmente fortes. As temperaturas diminuem bastante em relação aos últimos dias e ficam amenas. Em Paverama, a mínima será de 15°C e a máxima de 21°C.

Gaúcha ZH