Moderno aviário de codornas, tem capacidade para produzir até 32 mil ovos por dia

Empreendimento localizado na Cidade Baixa, destaca-se pela automatização dos processos e pode acomodar até 40 mil aves.

07/07/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Val
Em Paverama

Com o objetivo de ampliar a produção, o casal de agricultores Lindomar Suliman e Dalis Hauenstein, que atua com a agricultura familiar na produção e venda ovos de codorna, realizou o investimento em um novo espaço.

Medindo em torno de 540m², o novo aviário contempla o sistema piramidal totalmente automático no descarte do esterco, distribuição de água, ração, climatização e coleta dos ovos. O valor investido é de aproximadamente de R$ 500 mil.

‘‘Observamos que havia demanda e o mercado estava aberto para mais produção. Antes tínhamos espaço para 20 mil aves, agora com este novo local, é possível dobrar a produção em um único galpão’’, explicaram. O espaço organizado por gaiolas, tem a capacidade máxima de alojar até 40 mil aves ao mesmo tempo e produzir uma média diária de 32 mil ovos.
Toda a produção é beneficiada na propriedade e tem como principal foco de venda os restaurantes de todo o Estado. A venda é feita em sasos e vidros.

A atividade de Agricultura Familiar:

Conforme o casal, agora todos os agricultores que atuam com aviários de codornas, devem registar os galpões no Ministério da Agricultura e para isso são solicitadas diversas exigências no espaço para obter o cadastro e assim poder alojar as aves. Atualmente o aviário já está habilitado.

Cria e recria das codornas:

Os pintinhos são adquiridos com 1 dia de vida de São Paulo. Após é feito pelos agricultores todo o processo de recria das aves e com 35 a 40 dias vão para as gaiolas. A ração também é produzida na propriedade. ‘‘Desta forma os custos são reduzidos e as aves atingem um pico maior de postura e produção’’ comentaram.

Pedidos reduzidos em 20% devido ao coronavírus:

Em virtude do fechamento de muitos restaurantes da região metropolitana de Porto Alegre e a consequente redução dos pedidos, fez com que os proprietários diminuíssem o número de aves no espaço para a metade da capacidade, em torno de 20 mil. ‘‘Nossa expectativa é que este momento de incerteza seja superado o mais rápido possível, para que assim possamos retomar a produção normal’’ destacaram.

Paverama Em Foco