Mais de 11,5% da população teutoniense já está vacinada

O município promoveu três ações de Drive-Thru aos sábados e implantou o Centro Municipal de Vacinação que aceleraram o processo de aplicação das vacinas contra Covid-19.

01/04/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Saúde, está concentrando todos os esforços a fim de agilizar ao máximo o processo de vacinação, com objetivo de imunizar a população teutoniense e contribuir com a redução da disseminação do vírus. O município promoveu três ações de Drive-Thru aos sábados, ao qual será dado sequência, e implantou o Centro Municipal de Vacinação, que possibilitaram aceleração no processo de aplicação das vacinas na medida que foram recebidas pelo Ministério da Saúde, por intermédio da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além de tornar o processo mais rápido e dinâmico, proporciona muito mais segurança à população, que não precisa acessar o posto de saúde, entrando em contato com pacientes que possam estar positivados para o vírus.

O resultado, até o dia 31 de março, foi a vacinação de 3.767 pessoas com 67 anos ou mais, que receberam a 1ª dose da vacina, o que representa 11,52% da população total de Teutônia, e 859 pessoas que já receberam a 2ª dose, o que representa 2,62% da população.

O município recebeu 5.026 doses de vacina contra Covid-19, sendo que deste total, 4.093 são para aplicação da 1ª dose e 933 para aplicação da 2ª dose. Até o dia 31 de março, 92% do total de vacinas referente as remessas de 1ª dose recebidas já foram aplicadas, assim como, 92% do total de remessas referente à 2ª dose.

O prefeito Celso Aloísio Forneck destaca o sentimento de esperança. “Com a vinda cada vez mais frequente de vacinas, nos dá esperança de que em breve estaremos saindo dessa situação, e podendo voltar, aos poucos, à normalidade. Estamos todos ansiosos para que esta pandemia seja controlada o mais breve possível, e por isso estamos concentrando todos os nossos esforços em ações de imunização, na medida que as vacinas chegam, estão sendo aplicadas. É através da prevenção que acreditamos estar a solução deste grande problema, a nível mundial. Se tivermos a oportunidade de adquirir doses para agilizar ainda mais o processo, já estamos preparados, assim como, para a vinda de lotes maiores. Nossa equipe está organizada e preparada para agir. Mas mesmo assim, é muito importante que as pessoas continuem se cuidando, para que possamos vencer juntos essa pandemia”, afirma.

A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, ressalta a importância de ter uma equipe comprometida e dedicada. “Nós só temos a agradecer a toda a equipe de saúde, da secretaria de obras, setor de trânsito, setor de informática, assessoria jurídica, imprensa, a todos os servidores públicos que estão vestindo a camiseta, comprometidos e envolvidos com a causa, se doando nos finais de semana, feriados, após o horário do expediente, para entregar serviços de qualidade às nossas comunidades. Seremos sempre gratos a esta prestatividade, companheirismo e parceria. É emocionante poder contar com pessoas que estão aqui para trabalhar e fazer a diferença. Só temos a agradecer”, conclui.

Como funciona o Drive Thru?

As pessoas com idade a partir dos 66 anos deverão se deslocar de carro até o Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo Municipal, em dia e horário divulgados pela imprensa, onde receberão a aplicação da 1ª dose da vacina dentro do carro. Os idosos e seus acompanhantes deverão fazer o uso obrigatório de máscara e não poderão descer do veículo. Os carros serão organizados em 3 filas, conforme a ordem de chegada. Cada carro receberá uma ficha por idoso a ser vacinado.

Como funciona o Centro Municipal de Vacinação?

As pessoas com idade a partir dos 66 anos deverão se deslocar até o salão da Comunidade Redentor de Canabarro, salão da Comunidade Redentor de Canabarro, localizado na Rua Ewaldo Schaeffer, nº 392, onde receberão a aplicação da 1ª dose da vacina. Haverão 3 equipes de vacinação, a fim de agilizar o processo, que ocorre de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 19h.

É importante que as pessoas não se aglomerem em filas em frente ao local, pois haverá vacinas suficientes para todas as pessoas que fazem parte da faixa etária divulgada. Não é necessário chegar com antecedência, para que não haja a formação de filas. Os idosos podem vir ao longo do dia com tranquilidade.

Postos de Saúde

A vacinação também pode ser agendada nos postos de saúde, para poder atender as pessoas que não tiverem como se deslocar até o bairro Canabarro. Nos postos de saúde a vacinação ocorrerá somente mediante agendamento prévio, que pode ser feito por telefone.

Para os casos em que os idosos são acamados, os familiares podem informar a situação à unidade básica de saúde mais próxima, para que a vacina possa ser administrada em domicílio.

O que preciso apresentar para receber a vacina?

Para receber a vacina, é necessário apresentar o CPF, Cartão SUS e carteira de vacinas.

Pacientes desta faixa etária com diagnóstico oncológico, transplantados ou imunodeprimidos poderão fazer a vacina somente com prescrição médica (com receita).

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato com o posto de saúde de seu bairro:

Posto de Saúde – Bairro Alesgut

(51) 3762-1109

Posto de Saúde – Bairro Boa Vista

(51) 3762-2370

Posto de Saúde – Bairro Canabarro

(51) 3762-7800

Posto de Saúde – Bairro Languiru

(51) 3762-2573

Posto de Saúde – Bairro Teutônia

(51) 3762-6031

Posto de Saúde – Loteamento 8

(51) 3762-8436

Texto: Alana Gausmann Flores/Divulgação