Léo Mota é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova para 2026

Sessão desta segunda-feira, 15 de dezembro, marcou a conclusão de trabalhos interrompidos por temporal e a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo municipal.

16/12/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Política

My alt text

A Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova realizou, nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, duas sessões ordinárias que marcaram o encerramento do ano legislativo de 2025.

Na oportunidade, foi concluída a sessão iniciada no dia 8 de dezembro, interrompida devido à falta de energia elétrica causada por um temporal, e, na sequência, ocorreu a última sessão do ano, cuja pauta teve como principal destaque a eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2026.

Na retomada da sessão do dia 8, os vereadores deram continuidade aos trabalhos previstos na pauta, formalizando os atos que não puderam ser finalizados em razão da interrupção forçada pelo problema no fornecimento de energia elétrica. Com a presença de todos os parlamentares e quórum regimental, a sessão foi oficialmente concluída conforme os trâmites do Regimento Interno da Casa.

Já a sessão ordinária de pauta nº 44, realizada ainda na noite de segunda-feira, foi a última do ano legislativo e concentrou-se na apreciação de projetos do Executivo e do Legislativo, além da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para 2026.

Durante o processo de votação nominal, foi eleita a chapa única apresentada, ficando assim composta a Mesa Diretora para o próximo ano:

  • Presidente: Léo Mota
  • Vice-presidente: Álvaro da Silva Brandão
  • 1º secretário: Marcos Roberto de Souza
  • 2º secretário: Vanice Inêz Drebes

A nova Mesa Diretora assumirá oficialmente suas funções no dia 1º de janeiro de 2026. Ao se manifestar após a eleição, o vereador Léo Mota agradeceu a confiança dos colegas e destacou a importância de manter um trabalho coletivo e de diálogo dentro do Legislativo municipal. Quero agradecer a confiança dos vereadores e dizer que a presidência será construída com diálogo e parceria, independente de situação ou oposição. A Câmara precisa caminhar unida, mantendo um bom relacionamento e trabalhando sempre em prol do município”, afirmou.

Léo Mota, eleito presidente do Leigislativo de Fazenda Vilanova para 2026. Créditos: AI Divulgação.

Na mesma manifestação, Léo Mota ressaltou que o Legislativo deve continuar apoiando projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento de Fazenda Vilanova, citando como exemplo a proposta de construção de um pavilhão entre o colégio e o ginásio municipal. O presidente eleito também fez um agradecimento especial ao então presidente da Câmara, Álvaro da Silva Brandão, reconhecendo o trabalho realizado ao longo de 2025 na condução dos trabalhos legislativos.

Projetos aprovados nas sessões

Durante a conclusão da sessão iniciada no dia 8 de dezembro (pauta nº 43), foram aprovados:

  • Projeto de Lei Complementar nº 001/2025, que altera a Tabela 1 do art. 37, da Lei Complementar nº 02/2019, que dispõe sobre o Plano Diretor do Município de Fazenda Vilanova.
  • Projeto de Resolução nº 006/2025, que altera dispositivo do Regimento Interno da Câmara Municipal, adequando o prazo de convocação de suplentes ao disposto no art. 56, da Constituição Federal.

Já na sessão ordinária do dia 15 de dezembro (pauta nº 44), última do ano legislativo, os vereadores aprovaram:

  • Projeto de Lei do Executivo nº 091/2025, que institui e oficializa o Calendário de Eventos do Município de Fazenda Vilanova para o ano de 2026.
  • Projeto de Lei do Executivo nº 092/2025, que autoriza a suplementação de recursos por redução orçamentária.
  • Projeto de Lei do Executivo nº 093/2025, que autoriza o Poder Executivo a fomentar o turismo temático no município, com foco no projeto Rota dos Açores.
  • Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 002/2025, que altera a redação do artigo 35 da Lei Orgânica Municipal.
  • Projeto de Decreto do Legislativo nº 007/2025, que aprova as contas anuais do Executivo Municipal de Fazenda Vilanova referentes ao exercício de 2023.

Com o encerramento da sessão, a presidência comunicou oficialmente o fim das atividades legislativas de 2025 e convocou os vereadores para a próxima sessão ordinária, marcada para o dia 2 de fevereiro de 2026.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC