Incêndios florestais aumentam 4 vezes em Paverama, em 2020

Em 2019, nos 4 primeiros meses do ano, foram registrados 3 incêndios florestais, em 2020, no mesmo período, foram 13.

25/05/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

A estiagem que castiga o Rio Grande do Sul com a falta de água e perdas na produção agrícola também provoca aumento de casos de fogo em vegetações. Conforme levantamento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, o número de ocorrências atendidas pela corporação em Paverama neste ano é 4 vezes maior do que os realizados no mesmo período de 2019, saltando de 3 para 14 casos, um aumento de 366%.

Entre 1º de janeiro e 30 de abril, ocorreram 13 incêndios florestais e 1 incêndio em forno de carvão no município, onde foram utilizados 44.200 litros de água para o controle das chamas. A localidade onde houve mais ocorrências foi Santa Manoela, com 3 incêndios florestais, seguido por Morro Azul e Canto dos Vicente, com 2 sinistros. Fazenda São José, Morro dos Belos, Cavernas, Morro dos Cavalos, Morro Bonito, Boa Esperança e Linha Brasil tiveram 1 atendimento cada, dos Bombeiros.

As causas nem sempre são constatadas no momento do atendimento e, mesmo que o foco possa iniciar de forma espontânea, como eventualmente ocorre quando há muito calor ou descargas elétricas, a ação direta do homem é ainda a principal causadora de fogo de pequenas e médias proporções, que podem tornar-se grandes incêndios.

Bombeiros Alertam:

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia alerta a população acerca dos comportamentos de riscos, como jogar tocos de cigarro e fósforos acesos na vegetação seca; colocar fogo em lixos, terrenos, em pastagens e beiras de estrada, dentre outros. Ao invés de queimados, materiais de descarte devem ser corretamente destinados. Vegetação resultante da poda de árvores e outras ações do tipo deve ser recolhidas e descartadas no lixo orgânico.

Confira algumas fotos de incêndios atendidos pelos Bombeiros Voluntários de Teutônia em Paverama:

Redação Clic Paverama, o Clic do Vale!