Hospital Ouro Branco inaugura quartos reestruturados a partir de doações da comunidade

Estrutura reformada conta com ambiente diferenciado para pacientes internados e acompanhantes.

31/07/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

A materialização do espírito solidário e empreendedor da comunidade resume a inauguração de dois novos quartos de internação da ala privativa e de convênios do Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia. Breve solenidade foi realizada na tarde do dia 29 de julho para entrega dos quartos 120 e 121, cuja reforma foi uma obra realizada com o envolvimento de voluntários e doações, sem aporte financeiro do HOB.

A estrutura fica à disposição da comunidade, fruto da dedicação e empatia de empresas e pessoas que apoiaram a iniciativa: doadores máster engenheiro agrônomo André Kich e esposa Adriana; empresa i10 MEGA Academy; e a parceria da Projetar Arquitetura no projeto e execução da obra. Também apoiaram a reforma com doação de materiais e mão de obra Strada Concretos, Maison Materiais de Construção, Valmor Antunes da Silva, Felipe Lampert, Centro de Pinturas, Maria Isabel Schaefer, Super Zart, André e Cássia Haas, Dr. Luiz Alberto Mattiello, Dr. Nael Hamid, Telsoni Iluminação, BG Alumínios, Erinai Esquadrias, Teutogran, Móveis Pajé, Jairo Gabriel Scholz e Leandro Landmeier.

Infraestrutura:

O quarto 120 possui 20,77m², e o quarto 121, 16,36m². Ambos disponibilizam uma área mais privativa para os acompanhantes dos pacientes, televisores e frigobar, num ambiente decorado e com acabamento especial que prioriza o conforto.

O planejamento prevê a reforma de mais um quarto com o apoio de voluntários e aporte de doações. Também já estão em andamento obras de reestruturação de espaço externo de convivência.

Dois novos quartos de internação da ala privativa e de convênios do HOB. Créditos: Leandro Augusto Hamester

Novo momento:

O presidente da mantenedora Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), Marco Aurélio Weber, falou de um novo momento para o HOB. “Estes dois novos quartos marcam a abertura da casa de saúde ao voluntariado da comunidade, caracterizada pelo seu espírito associativo e cooperativo, mostrando como todos podem auxiliar de alguma maneira, tornando o hospital mais forte e resolutivo. Simbolizam a busca por um ambiente mais aconchegante e moderno, que permite às pessoas se sentirem mais próximas de casa”, disse, agradecendo o empenho e doações de todos, considerando as dificuldades de investimentos do HOB, e o aporte de recursos públicos. “Estamos buscando essas parcerias, mostrando o resultado das doações recebidas, o resultado do esforço solidário. Não há como manter um hospital como o nosso, estrategicamente importante para o Vale do Taquari, sem esse envolvimento. Toda e qualquer doação é muito bem-vinda e será bem investida.”

O diretor executivo da casa de saúde, Ademar Marcelo Soares, também se referiu à solidariedade. “Esse momento é mais uma prova do que disse logo na minha chegada a Teutônia: a comunidade realmente abraça o hospital”, afirmou, falando de novos projetos pela frente e valorizando, também, a dedicação dos funcionários do HOB.

Olhar para frente:

O engenheiro agrônomo André Kich valorizou a história do HOB, lembrou momentos e pessoas históricas para a casa de saúde teutoniense. “A definição mais simples de administração é avaliar o passado, gerenciar o presente e planejar o futuro, que é o que tem sido feito no HOB. Teutônia sempre teve orgulho de contar com esse hospital e, hoje, percebo que outros municípios da região também buscam o atendimento aqui, uma referência em saúde. O que foi feito com o hospital ao longo dos anos é fruto da visão empreendedora de muitas pessoas, o que traz uma grande responsabilidade aos que estão hoje à frente da instituição. Certamente não é uma missão fácil, mas possível. Agradeço a oportunidade de poder participar e me coloco à disposição para as próximas obras.”

Margarete Mattiello, falando em nome da Projetar Arquitetura, falou da execução da obra e enalteceu as doações recebidas. “Procuramos fazer uma obra possível, considerando a estrutura existente e as surpresas que surgem durante uma reforma. O aceite do André motivou pela busca de outros doadores e a união nos permitiu entregar estes dois quartos. Também agradeço a paciência e o apoio das equipes de enfermagem, higienização e manutenção do hospital”, concluiu.

Fonte: Leandro Augusto Hamester