Festa de Maio adiada para 2022

Comissão organizadora e Poder Público de Teutônia decidem por novo adiamento do evento de aniversário em virtude da pandemia.

26/01/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Numa decisão conjunta da comissão organizadora e da Administração Municipal, a Festa de Maio, que marca as comemorações de aniversário de Teutônia, foi mais uma vez adiada em virtude da pandemia da Covid-19, resguardando a saúde da comunidade, expositores e visitantes. Inicialmente prevista para maio de 2020 e transferida para maio de 2021, desta vez o evento foi adiado para o período de 25 a 29 de maio de 2022.

Representantes da Municipalidade e da CIC Teutônia estiveram reunidos no dia 21 de janeiro para tratar do assunto, ocasião em que se optou pela realização de evento simbólico e de menor proporção, dentro das possibilidades impostas pela pandemia, para comemorar os 40 anos de emancipação político-administrativa de Teutônia, no próximo dia 24 de maio. A confirmação do adiamento ocorreu na noite de 25 de janeiro.

Prudência:

“Entendemos prudente transferir a Festa de Maio para 2022 em virtude do momento em que vivemos. O cenário de pandemia ainda é uma realidade nas nossas vidas e, principalmente neste primeiro semestre, não seria viável realizar o evento. Ao mesmo tempo, o anseio dos munícipes e das empresas de Teutônia é de restabelecer a normalidade, mas o foco, no momento, está centrado nas vacinas para que possamos voltar aos eventos com segurança”, destaca o presidente da CIC, Airton Roque Kist, avaliando a reunião como “harmoniosa” para tomada de decisão. “Todos entenderam que não se trata de um momento de festa, mas sim de restabelecer o cenário econômico e a nossa segurança em saúde.”

O comunicado oficial de adiamento da Festa de Maio se faz necessário para possibilitar a utilização dos projetos culturais de captação de recursos via Lei de Incentivo e Fundo Pró-Cultura RS (LIC) e Lei Rouanet, os quais, inclusive, já haviam sido aprovados para a Festa de Maio em 2020 e 2021, sendo prorrogados para o evento de 2022.

Resguardo e cuidado coletivo:

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, fala em coerência. “Com certeza todos nós gostaríamos de poder comemorar juntos o aniversário de 40 anos de Teutônia, mas precisamos ser coerentes e respeitar a nossa população, que vem sentindo na pele o peso emocional, social e econômico da pandemia. O processo de vacinação está lento e não temos como afirmar ou prever que até meados de maio a população em geral esteja imunizada, nem mesmo os grupos prioritários. Neste momento precisamos priorizar a saúde e bem-estar de nosso povo”, endossa o chefe do Executivo Municipal, adiantando que a Festa de Maio será redimensionada a um evento alusivo aos 40 anos de emancipação, com programação especial. “Sabemos o quanto o evento é importante para os patrocinadores, expositores, apoiadores e a comunidade em geral, mas esse é um momento de resguardo e cuidado coletivo”, conclui, valorizando a captação de recursos via LIC e Rouanet, o que contribui para a redução de aporte de recursos públicos.

Ainda em dezembro do último ano, comitiva composta por diretores da CIC Teutônia com a participação do prefeito Forneck e da vice-prefeita Aline Röhrig Kohl, iniciaram roteiro de visita a empresas instaladas em Teutônia para apresentação dos projetos culturais de captação de recursos. A Certel Energia, como Patrocinador Master, e a Reinigend Química do Brasil Ltda., como Patrocinador Ouro, já firmaram parceria para a Festa de Maio via LIC. O projeto da Lei Rouanet ainda carece da formalização de parcerias. Uma comissão inicial deve ser organizada para dar andamento ao planejamento do evento de 2022.

Mais informações podem ser obtidas junto à CIC, fone (51) 3762-1233, e-mail festademaio@cicteutonia.com.br ou WhatsApp (51) 99828-5340.

Fonte: Leandro Augusto Hamester AI/CIC Teutônia