Estudantes paveramenses participam de Feira Estadual de Ciências da Univates

O projeto apresentado consiste na apresentação dos resultados obtidos no acelerador de partículas e seu funcionamento e na construção de uma miniatura do acelerador de partículas.

11/10/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

Nos dias 8 e 9 de outubro aconteceu no Complexo Esportivo da Univates a 9ª Feira de Ciências e a 2ª Feira Estadual de Ciências da Univates. Os alunos Breno  Vargas Brandão, Gabriel Dullius e Luiz Otávio Gemmer, sob orientação do professor Claudemir Von Muhlen e Mara Oliveira de Azevedo, estiveram representando a Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, com o projeto  acelerador de partículas.

O projeto de pesquisa e o desenvolvimento do protótipo do acelerador de partículas iniciou no ano de 2018 e continuou em 2019. Os primeiros resultados foram  apresentados na Feira de Ciências da EEEMPA passado.

O projeto consiste na apresentação dos resultados obtidos no acelerador de partículas e seu funcionamento e na construção de uma miniatura do acelerador de partículas.

O acelerador de partículas, LHC,  é atualmente o maior laboratório do mundo,  localizado na fronteira da França com a Suíça, Possuí  27 km de túnel enterrados  a 100 metros abaixo do nível do solo, onde prótons são acelerados próximos a velocidade da luz e os dados originados servem para alimentar milhares de pesquisas simultâneas na área  de física  quântica.

Segundo os alunos, a participação em feira em nível estadual é muito gratificante. Ressalta que  a elaboração do projeto foi muito trabalhosa. Lembram ainda que a ideia inicial do projeto foi da professora Carla Tatiana Griebeler e que o apoio da direção da escola foi fundamental para a concretização do projeto e sua apresentação na Univates.

Redação Clic Paverama, o Clic do Vale!