Saiba mais sobre o Cordão de girassol: desenho identifica pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes

Em Paverama você pode adquirir o cordão na Clínica Synapser, que possui profissionais que podem auxiliar e fornecer suporte adequado e ajudar no manejo de deficiências invisíveis. 

25/01/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

O governo federal oficializou em meados de 2023 o uso da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes - isto é, aquelas que podem não ser percebidas logo de cara, como surdez, autismo e algumas deficiências intelectuais.

O objetivo é ajudar o dia a dia dessas pessoas a fim de garantir o suporte e respeito aos direitos de que necessitam, como atendimento prioritário ou em situações de emergência.

Em Paverama você pode adquirir o cordão na Clínica Synapser, que além de tudo possui profissionais que podem auxiliar e fornecer suporte adequado e ajudar no manejo de deficiências invisíveis. 

O uso do cordão é opcional, e o exercício aos direitos da pessoa com deficiência não depende da utilização do acessório.

Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando requisitado por atendentes ou autoridades competentes.

Para a entidade Hidden Disabilities Sunflower, a lei atende a um pedido por "mais empatia" com as pessoas com deficiências ocultas e "representa um importante passo para a inclusão e conscientização".

Abaixo, entenda mais sobre o cordão de girassol.

1 - O que é uma deficiência oculta?

As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato, como é o caso da surdez, do autismo e das deficiências cognitivas, entre outras.

Em outras palavras, elas não possuem sinais físicos óbvios, embora possam afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas. Para representar e identificar essas necessidades especiais, a fita com desenhos de girassóis é uma convenção internacional.

2 - Onde o símbolo já era usado?

A fita já é usada como símbolo em vários países e em alguns municípios brasileiros, que inclusive possuem leis próprias sobre o assunto.

3 - Por que adotar a utilização do cordão de girassol?

A adoção do símbolo tem se mostrado muito útil, ajudando aquelas pessoas com deficiências ocultas a enfrentarem menos constrangimentos ao usufruir de direitos, como o atendimento preferencial. Em resumo, proporciona maior compreensão e respeito.

4 - Todas as pessoas com deficiências ocultas serão obrigadas a usar?

Não. Como dito no começo desse texto, o acessório será de uso opcional. A lei não obriga a utilização da peça e sua ausência não prejudica o exercício de direitos e garantias previstos em lei.

Apesar disso, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando requisitado.

Com mais de uma década de atuação, a Clínica Multiprofissional Synapser oferece aos seus pacientes e clientes diversos serviços e profissionais.

Sob coordenação da fonoaudióloga Gisele Schaurich Rezende, sócia proprietária, a clínica de profissionais em diversos segmentos.

Entre em contato com a Clínica Multiprofissional Synapser, pelo fone: (51) 99977-3190.