EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros, incluindo café, cacau e carne bovina
Medida tira taxa de 10% imposta em abril, mas mantém os 40% determinados em julho.
21/11/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, dia 20, a retirada da tarifa adicional de 40% sobre diversos produtos brasileiros.
A lista divulgada pela Casa Branca inclui café, chá, frutas tropicais, sucos de frutas, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
Segundo a ordem executiva publicada pela Presidência dos EUA, a decisão foi tomada após conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323”. As negociações entre os dois países ainda estão em andamento.

O documento também destaca que autoridades norte-americanas recomendaram a retirada da tarifa devido ao avanço nas tratativas com o Brasil. As análises apontam que “certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional”, considerando o progresso diplomático e fatores relacionados ao estado de emergência previsto no decreto anterior.
Em anexo, a Casa Branca publicou a lista completa dos produtos que deixam de ser afetados pela alíquota adicional de 40%. O texto afirma que a mudança é “necessária e apropriada” para lidar com a emergência comercial declarada anteriormente, resultando em uma redução imediata do custo de importação dos itens brasileiros.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Mais lidas da semana

