Conheça os 10 candidatos ao governo do Rio Grande do Sul

Nomes incluem tanto figuras já conhecidas na política local quanto novatos.

09/08/2022

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Política

Com o fim do período das convenções, o cenário para eleição ao governo do Rio Grande do Sul tomou forma. São 10 candidatos na disputa e os nomes transitam entre os diferentes espectros políticos e incluem tanto figuras já conhecidas na política local quanto novatos.
 
Em função de articulações, a composição final de algumas chapas se deu somente na sexta-feira, último dia, conforme determina a Justiça Eleitoral, para que os partidos definissem os seus candidatos. 
 
Conheça os 10 candidatos ao Palácio Piratini:
  • Carlos Messalla (PCB)

Natural de Gravataí, 46 anos, Messalla concorreu a uma vaga de vereador de Porto Alegre em 2020, mas não se elegeu. É servidor dos Correios. Seu vice é o professor aposentado Edson Canabarro.

  • Edegar Pretto (PT)

Natural de Miraguaí, 50 anos, Edegar Pretto é formado em Gestão Pública. Candidato da federação PT-PCdoB-PSol, obteve o terceiro mandato de deputado estadual como o mais votado da bancada petista. Em 2017, presidiu a Assembleia Legislativa. O vice na chapa será o vereador da Capital Pedro Ruas (PSol). O ex-governador Olívio Dutra concorre, em mandato coletivo, ao Senado.

  • Eduardo Leite (PSDB)

Aos 37 anos, o ex-governador Eduardo Leite é formado em Direito. Natural de Pelotas, cidade da qual foi prefeito e vereador, disputou a indicação do partido para a presidência da República com o então governador João Doria e foi derrotado. Em março, renunciou ao governo do Estado. Seu vice é o deputado estadual Gabriel Souza (MDB). A ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) disputa o Senado.

  • Luis Carlos Heinze (PP)

O engenheiro agrônomo Luis Carlos Heinze tem 71 anos e é natural de Candelária. Foi o primeiro a entrar na disputa ao governo do Estado. Eleito senador em 2014, Heinze também foi deputado federal por 19 anos, de 1999 a 2018, e prefeito de São Borja, de 1993 a 1996. Sua candidata a vice é a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino (PTB). Nádia Gerhard (PP), também vereadora da Capital, é a candidata ao Senado da chapa.

  • Onyx Lorenzoni (PL)

Veterinário, 67 anos, Onyx Lorenzoni nasceu em Porto Alegre. Deputado federal há cinco mandatos, esteve na Assembleia Legislativa por dois mandatos, de 1995 a 2003. Licenciou-se da Câmara para ser ministro da Casa Civil por quatro vezes, do Trabalho por duas vezes e da Cidadania. Sua candidata a vice é a vice-prefeita de Guaíba Cláudia Jardim (PL). O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disputa vaga no Senado.

  • Rejane de Oliveira (PSTU)

Natural de Porto Alegre, Rejane de Oliveira tem 61 anos e é professora aposentada da rede estadual. Essa é a primeira vez que ela disputa um cargo eletivo. Durante duas gestões foi presidente do CPERS. Sua candidata a vice é Vera Rosane (PSTU). Fabiana Sanguiné concorre ao Senado.

  • Ricardo Jobim (Novo)

Advogado e empresário, Ricardo Jobim nasceu em Santa Maria e tem 47 anos. Foi conselheiro da OAB-RS e presidente da OAB Santa Maria. Em 2004, ainda filiado ao PSDB, concorreu a vice-prefeito na chapa de José Farret (PP), ficando em terceiro lugar. Rafael Dresch (Novo) é o candidato a vice.

  • Roberto Argenta (PSC)

Aos 69 anos, natural de Gramado, Roberto Argenta é empresário. Foi prefeito de Igrejinha de 1989 a 1992 e vereador, de 1993 a 1996. Exerceu um mandato deputado federal entre 1999 e 2003 pelo PFL. Depois de breve passagem pelo MDB, em 2021, migrou para o PSC para concorrer a governador. Nívea Rosa (Solidariedade) é sua candidata a vice, e Maristela Zanotto (PSC), ao Senado.

  • Vicente Bogo (PSB)

Nascido em Rio do Oeste (SC), Vicente Bogo, 65 anos, é professor. Foi vice-governador pelo PSDB na gestão Antônio Britto (1995-1998) e concorreu ao Senado pelo mesmo partido em 2002. Entrou na disputa após a saída do ex-deputado Beto Albuquerque. Sua candidata a vice é Josiane Paz (PSB). O vereador de Porto Alegre Airto Ferronato (PSB) concorre ao Senado.

  • Vieira da Cunha (PDT)

Procurador de Justiça, natural de Cachoeira do Sul, Vieira da Cunha tem 62 anos e foi deputado estadual por três mandatos, de 1994 a 2005, e presidiu a Assembleia Legislativa em 2004. Foi eleito deputado federal duas vezes. Também foi vereador de Porto Alegre. Em 2014, disputou o governo do Estado. Sua vice é a vereadora de Passo Fundo Regina Costa dos Santos (PDT). Nado Teixeira (Avante) concorre ao Senado.