Kussler & Sotelo Engenharia e Arquitetura: Dica para o uso de cores no seu ambiente

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região.

25/01/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

No último ano nossa casa se tornou o nosso tudo e os que não se sentiam confortáveis ou satisfeitos com seu espaço, sentiram cada vez mais necessidade de transformá-la em lar.

LAR é o lugar que nos sentimos bem-vindos, pra onde corremos quando tudo fica mal, nosso refúgio, aonde podemos compartilhar com amigos, é aonde nos sentimos fazer parte, pertencer, pensando nisso a Kussler e Sotelo Arquitetura e Engenharia traz para você dicas para você deixar seu ambiente ainda mais agradável com o uso de cores.

O uso adequado das cores passa por conhecimentos sobre os aspectos psicológicos e de percepção. Devemos usar as cores para despertar sensações e diferentes respostas humanas, como o sentimento de aconchego, conforto, alegria, vigor entre outros.

Sendo a cor uma qualidade existente em todas as superfícies, torna-se presença constante e permanente, trazendo modificações a um ambiente, dando sensação de calor, vitalidade e beleza, maior sensação de espaço ou de rebaixamento, aproxima e afasta oticamente um elemento qualquer, cria impacto ou suaviza. É decisiva na decoração, e por isso é tão importante. Sabendo o básico sobre o uso das cores e como aplica-las surgirão combinações harmoniosas.

CORES  E SUAS SENSAÇÕES

VERMELHO:

É considerada a mais quente das cores. Está relacionada a sentimentos como paixão, força, emoção. Provoca aumento de pressão sanguínea, ritmo da respiração e batimentos cardíacos. Estimula a ação, alerta, ansiedade e intensidade. Dentre as cores quentes, é a mais vibrante e cheia de energia.

 É uma cor que deve ser usada com cuidado, pois assim como desperta a energia por ser vibrante e dá a sensação de glamour e requinte, também pode despertar a inquietação e a ansiedade se utilizado em excesso.

 

Fotos: Via Pinterest

AMARELO;

Está associada ao calor e à luminosidade do sol.  O amarelo remete a sentimentos de felicidade, otimismo e confiança.

O amarelo deve ser utilizado em ambientes lúdicos, como brinquedotecas e quartos infantis e em ambientes alegres e que concentrem energia, como as cozinhas.

 

Fotos: Via Pinterest

AZUL:

O azul é uma cor muito popular entre as pessoas, é uma cor que agrada muito, é uma escolha segura. Traz as sensações de confiança, calma e tranquilidade, contemplação e espiritualidade. É uma cor que ajuda a baixar a pressão arterial, acalma, traz clareza mental e paz de espírito. Também diminui a ansiedade e reduz o stress, ou seja, promove o bem estar físico e psicológico, tradição e confiabilidade.

É uma cor indicada para ambientes que necessitem de calma e serenidade, como nos quartos. O azul pode ser usado em quase todos os ambientes, procure utilizar menos em locais de trabalho, por ter a função de acalmar pode relaxar demais a pessoa e afetar o serviço. O azul traz para nossa casa a sensação de refúgio, um lugar calmo e tranquilo para se viver.

 

Fotos: Via Pinterest

LARANJA:

Laranja é uma cor quente, equilibrada vibrante e cheia de luminosidade e energia. Traz as características de paixão e intensidade do vermelho, porém, de forma mais comedida. Relaciona-se bem com espaços voltados à gastronomia (assim como o marrom, que também possui vermelho em sua composição). É uma cor estimulante.

 O laranja é uma cor amigável, convidativa e aconchegante. É uma cor que estimula o conforto, portanto utilize em ambientes em que pretenda dar essa sensação de aconchego.

A cozinha é um ambiente ideal para usar o laranja, além de estimular o apetite, ele deixa o ambiente com um ar de aconchego e alegria.

Por ser uma cor forte e fácil de enjoar e pode em excesso gerar a sensação de ansiedade, deve ser usada com cautela e sem exageros, utilizá-la apenas nos acessórios é uma ótima opção, pois podem ser trocados com mais facilidade.

 

Fotos: Via Pinterest

VERDE:

O verde está associado ao equilíbrio, estabilidade e tranquilidade. Relaciona-se a boas condições de saúde e à natureza, ao relaxamento e alívio do estresse, felicidade, amizade, esperança, é uma cor que traz frescor e simboliza a vida.

É uma cor muito versátil que tem vários tons, é muito utilizada em ambientes ligados a questões do meio ambiente e saúde.

 

Fotos: Via Pinterest

ROXO:

Resultado da mistura entre o azul e o vermelho, essa cor resulta em sensação de mistério, intuição e espiritualidade. Representa a nobreza e a realização de sonhos. Traz o efeito calmante da cor azul, porém com a tensão causada pelo vermelho.

Pela relação com a espiritualidade e fé, é uma ótima cor a ser usada em ambientes onde seja necessário calma e tranquilidade. É uma ótima cor para meditação.

 

Fotos: Via Pinterest

CINZA:

O cinza é uma cor que transmite conhecimento e responsabilidade, não é quente nem fria, não transmite muitas emoções, é associada a neutralidade e estabilidade.

O cinza uma cor séria e sóbria, mas quando usada junto com outras cores, se adapta perfeitamente, combina com todas.

O cinza pode ser utilizado em qualquer ambiente. Cozinhas, salas e quartos, acromáticos ou com alguma adição de cor, o cinza cai bem em todos.

 

Fotos: Via Pinterest

DIMENSÃO DAS CORES

Toda cor influência nos ambientes e na forma de ser percebida através de sua dimensão, ou seja na percepção de largo, estreito, pequeno e grande etc.

AMPLIAR AMBIENTES- pinte todas as paredes de cores claras.

ENCURTAR AMBIENTES- no caso de um corredor muito extenso, pinte a parede de menor largura com uma cor mais escura.

REBAIXAR AMBIENTE- para rebaixar o ambiente pinte o forro com uma cor mais escura. Este recurso pode trazer sensação de aconchego no ambiente. Muito usado em restaurantes.

ESTREITAR AMBIENTES- pinte as paredes da lateral mais escuras e a parede dos fundos e o forro com cores mais claras.

ALARGAR AMBIENTE – pinte a parede do fundo e o forro com cores mais escuras e as demais paredes com cores mais claras.

 

ENCURTAR PAREDES- deve se fazer uma faixa, pinte a parte de baixo com uma cor mais clara e a parte de cima mais escura.

COMPACTAR AMBIENTES- pinte todas as paredes e o forro com uma cor mais escura, apesar de causar a sensação de aconchego deve se cuidar com a cor que será usada.

KUSSLER & SOTELO ARQUITETURA E ENGENHARIA:

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região.

A Kussler e Sotelo Arquitetura e Engenharia desenvolve o projeto arquitetônico detalhado para ter um bom desempenho na fase de concepção, viabilidade e produto final.

Seus gestores são profissionais experientes, com vivência de mercado e mais de uma década dedicada a arquitetura e engenharia. 

Contato e endereço:

Contato: (51) 9 9712-7468 (51) 9 9703-7967;

Endereço: Rua 4 de Julho, 7148, Centro, Paverama.