Dia Mundial do Meio Ambiente

Confira a importância desta data e o porque devemos cuidar de nosso meio ambiente.

05/06/2023

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Primeiramente, porque existe o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Por meio do meio ambiente, os seres humanos retiram os recursos essenciais para a manutenção da vida e do funcionamento da sociedade, especialmente, se tratando do desenvolvimento da economia no mundo. O meio ambiente é a soma dos elementos físicos, químicos e biológicos que interagem entre si, tornando possível a vida na Terra, com os mais diversos ecossistemas que abrigam todos os seres vivos e a matéria orgânica e inorgânica do planeta.

A natureza e suas importâncias:

Além de ser importante para a alimentação e segurança hídrica, ela fornece recursos medicinais (animais, plantas e fungos) e princípios ativos para fabricação de fármacos e cosméticos, entre outros produtos, e regula a qualidade do ar que respiramos.

Por que os seres vivos dependem do meio ambiente?

Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e abrigo. Eles dependem de outros seres vivos, que, muitas vezes, são seu alimento. Animais e plantas estão adaptados ao ambiente em que vivem.

Dia Mundial do Meio Ambiente: Brasil debate soluções para a poluição plástica

Neste ano comemora-se pela 50ª vez o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o alerta de que a eliminação da poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida. Sob o lema #CombataAPoluiçãoPlástica, a data oferece uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica. 

Para abordar o tema, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) realiza, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o evento: “O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica”. O debate de alto nível acontece no dia 6 de junho, das 8h às 11h00, no auditório Renato Archer, no MCTI em Brasília. 

Estarão presentes, entre outras autoridades e representantes da sociedade e indústria, a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin. O evento contará com a moderação da repórter especial do Valor Econômico, Daniela Chiaretti. 

Na sequência, teremos um diálogo entre os secretários Adalberto Maluf (MMA), Rodrigo Rollemberg (MDIC) e a Ministra Maria Angélica Ikeda, Diretora do Departamento de Meio Ambiente (MRE), sobre como colocar a mudança em prática. Finalmente, Camila Barcelos (ABIQUIM), Ademilson Zamboni (ONG Oceana), Kallel Kopp (MeuCopoEco), Mundano (PimpMyCarroça) e a catadora autônoma, Nanci Darcolete, vão discutir soluções já em prática no combate à poluição plástica e na promoção da circularidade do plástico.

O foco da discussão estará nas soluções para a poluição plástica em níveis global e local, com um olhar sobre o fomento à economia circular, incluindo o reúso e a reciclagem. Será um momento para chamar a atenção para a urgência da eliminação da poluição plástica e para o comprometimento do governo, das empresas e da sociedade em desenvolver uma transição justa e equitativa para um mundo com menos plásticos. 

Este ano, o país que sediará as comemorações do Dia do Meio Ambiente será Costa do Marfim, em parceria com os Países Baixos; o evento acontecerá cerca de uma semana após a segunda reunião para construção do Tratado Global do Plástico (INC2), atendendo à Resolução 5/14 da Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, que visa a estabelecer um acordo internacional juridicamente vinculante até 2024.   

Agenda:

Painel de Alto Nível:

  • V.E. Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas 
  • V.E. Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação
  • V.E. Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça  
  • Sra. Silvia Rucks, Coordenadora Residente da ONU no Brasil.
  • Sr. Gustau Máñez, Representante do Programa da ONU para o Meio Ambiente

O Painel Operacionalizando a Mudança terá como participantes:

  • Sr. Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental  
  • Sr. Rodrigo Rollemberg, Secretário Nacional de Economia Verde
  • Sra. Ministra Maria Angélica Ikeda, Diretora do Departamento de Meio Ambiente (MRE)

Participantes Sociedade e Soluções:

  • Nanci Darcolete, catadora independente 
  • Camila Barcelos, ABIQUIM
  • Ademilson Zamboni, OCEANA
  • Kallel Kopp, MeuCopoEco 
  • Mundano, PimpMyCarroça
  • Ronei Alves da Silva, MNC

Moderação: Daniela Chiaretti, Repórter Especial do Valor Econômico 
 

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente:

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho e foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. É um dia dedicado à conscientização e ação global em prol da proteção do meio ambiente. Cada ano, o evento é organizado em torno de um tema específico, com o objetivo de promover ações concretas e engajar governos, empresas e cidadãos na busca por um futuro mais sustentável. 

Sobre o PNUMA:

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal autoridade global em questões ambientais. Sua missão é promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, bem como proteger o meio ambiente global para as gerações presentes e futuras. O PNUMA trabalha em estreita colaboração com governos, organizações não governamentais e o setor privado para desenvolver políticas, promover práticas sustentáveis e coordenar esforços internacionais em prol do meio ambiente. 

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade:

PNUMA: Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente.

Fonte: Nações Unidas Brasil