Desfile farroupilha contou com a participação de 295 cavaleiros

A grande maioria do público presente no acampamento farroupilha eram famílias e simpatizantes ao movimento tradicionalista, fato que marcou o evento deste ano.

21/09/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Nesta segunda-feira, dia 20, o desfile farroupilha contou com a participação de 295 cavalarianos, entre peões e prendas, que desfilaram pelas ruas do município até o Acampamento Farroupilha. Os cavaleiros percorreram as ruas Arthur Pilz, seguindo pela Rua Pedro Schneider, Rua 25 de julho, Rua Evaldo Hilgemann, Rua Fernando Ferrari, Avenida 1 Leste seguindo até o Centro Administrativo Municipal, momento em que as entidades receberam um trofeú de participação.

Ao longo do dia os visitantes puderam confraternizar em seus piquetes e às 18h o Acampamento Farroupilha foi encerrado, após cerimônia de extinção da chama crioula. 

Neste ano, em virtude da pandemia, não houve a promoção de grandes shows e apresentações musicais, com intuito de evitar aglomerações. O objetivo principal de promover o acampamento foi para incentivar o movimento tradicionalista e para manter acesa a chama da cultura e tradição gaúcha, além de oportunizar um momento de interação entre as pessoas. Foi possível perceber que a grande maioria do público eram famílias e grupos de amigos.

No local foram realizadas algumas apresentações artísticas dos CTGs Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, assim como, algumas atividades promovidas entre os piquetes. Também houve a visitação das escolas ao acampamento, que ocorreu com duração de 30 minutos por turma, mediante agendamento realizado pela secretaria de educação. A tradicionalista Kelly Pavi acompanhou os alunos e explicou um pouco sobre a cultura e tradição gaúcha.

O 5º Acampamento Farroupilha foi realizado pela Prefeitura Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o CTG Rincão das Coxilhas, com o patrocínio das empresas Alles Materiais de Construção, Car Films Autocenter, Marca Serviços, Futura Imóveis, Peão Campeiro Agropecuária, Terrasol Comércio de Pneus, Teutonet, Viévi Automóveis, Mais Engenharia e Poolseg Seguros.

O prefeito Celso Aloísio Forneck avaliou positivamente a realização do evento. “O que vimos nestes 10 dias de acampamento foi a participação de famílias, grupos de amigos e muitas crianças correndo, se divertindo. Mesmo sem a realização de grandes shows, percebemos que foi muito importante realizar o evento neste ano, com mais de 88% da população teutoniense já vacinada com a 1ª dose, pois além de manter acesa a chama da tradição, também foi possível sentir a alegria das famílias em participar destes momentos. Só temos a agradecer a colaboração de todos os piquetes, CTGs, simpatizantes do movimento tradicionalista pela organização, respeito e comprometimento com o evento”, conclui.

A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, também enalteceu a organização do evento. “Foi um evento construído em conjunto com a comunidade, com os representantes do movimento tradicionalista de Teutônia e que deu certo. Em virtude da pandemia, nosso evento foi menor, sem shows e apresentações de grande expressão, mas nosso povo soube fazer bonito. O importante é manter a cultura e a tradição, ver a alegria no rosto das pessoas que visitaram o acampamento, e saber que sempre seremos parceiros de boas ideias e que estamos aqui para trabalhar junto com nossas comunidades. Só temos a agradecer a todos que fizeram deste evento um sucesso”, finaliza.

 

AI Teutônia