Deputada Fran Somensi, do Republicanos, cumpre agenda em Paverama

A parlamentar foi recepcionada pela executiva municipal, conheceu uma indústria de calçados e apresentou ao Executivo Municipal o projeto “Solidare – Farmácia Solidária”.

15/02/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Política

A Deputada Estadual Fran Somensi, do Republicanos, esteve cumprindo agenda em Paverama, na quinta-feira, dia 11. A parlamentar foi recepcionada pela executiva municipal do partido.

Em sua primeira reunião, ela conversou com o Presidente do Republicanos de Paverama, Ederson Borba, o Edinho, e ficou a par da situação de município em diversos setores. Borba, que é coordenador do Departamento Municipal de Abastecimento de Água enfatizou a necessidade de equipamentos para o município atender melhor as questões de saneamento básico.

Fran, que esteve no município pela primeira vez quis conhecer mais sobre a história e economia de Paverama, sendo levada pelos seus colegas da executiva municipal a conhecer uma indústria de calçados, setor que movimenta grande parte da economia  Paveramense.

Após, em reunião no Gabinete do Executivo, com o Prefeito Fabiano Merence Brandão, o Vice-Prefeito João Edson de Oliveira Moraes, a Secretária da Saúde Elisandra Favin e integrantes do Republicanos Paverama, a republicana explanou sobre o projeto “Solidare – Farmácia Solidária” que é a sua principal bandeira além das demais frentes de atuação do seu mandato, sendo a maioria ligadas à saúde.

Fran em visita ao Gabinete do Executivo. Assessoria Fran Somensi.

A iniciativa visa a doação de medicamentos por parte da comunidade, de consultórios médicos e da indústria farmacêutica; que depois de passarem por uma triagem técnica são doados para quem mais precisa, mediante receita médica.

O programa está presente hoje em Farroupilha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Bom Princípio, Santo Antônio da Patrulha, Canguçu, Lagoa Vermelha e Rio Grande. Projetos iguais tramitam em mais outros 30 municípios.

Em Farroupilha, casa de Fran Somensi, que é farmacêutica por formação, o projeto já beneficiou mais de 18 mil pessoas em pouco mais de cinco anos. Agora, a proposta é criar uma rede de farmácias solidárias no Estado, o que começa a se tornar realidade. “Hoje nós já temos dez farmácias solidárias em operação no RS, outras para serem implantadas, ajudando já milhares de pessoas no acesso a medicamentos gratuitos.

Um programa simples, mas que chega efetivamente na população que mais precisa, gerando economia, saúde e cuidados com o meio ambiente”, destaca a parlamentar. “Além do valor social, tem a questão ambiental, pois prevê a logística reversa dos medicamentos industrializados e manipulados, que busca o descarte correto deles e suas embalagens, já que por não terem mais uso ou validade podem ser um risco quando em casa pelo seu uso irracional ou inadequado”, ressalta ela, que tem a formação de comunidades terapêuticas e a luta contra a Psoríase outra de suas bandeiras.

 

 

Redação Clic Paverama