Cuidados que você precisa ter com a barba no verão

Visite a JB Barber Shop que oferece serviços de corte de cabelo, barba e sobrancelha, além de um amplo e moderno espaço, com opções de entretenimento como sinuca, wi-fi, refrigerantes além de cervejas artesanais e tradicionais, com atendimento de segunda à sábado. A JB Barber Shop está localizada na Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont, defronte ao Posto de Saúde.

06/12/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

O verão está chegando. E em alguns lugares a sensação térmica poderá bater os 40 graus. E é nessa época de muito sol e calor que surgem algumas dúvidas sobre a barba: o que fazer com a barba? Raspa ou deixa? E depois da piscina ou da praia?

Não há dúvida de que nestes dias mais quentes a barba precisa de alguns cuidados extras, mas é só seguir essas dicas simples para sobreviver ao calor sem sacrificar o seu estilo barbudão.

Para manter sua barba no estilo, bem cuidada e tratada o portal de notícias Clic Paverama, o Clic do Vale! indica a JB Barber Shop, que oferece serviços de corte de cabelo, barba e sobrancelha, além de um amplo e moderno espaço, com opções de entretenimento como sinuca, wi-fi, refrigerantes além de cervejas artesanais e tradicionais. Horário de atendimento de segunda a sábado. A JB Barber Shop está localizada na Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont, defronte ao Posto de Saúde.

Agende seu horário pelo fone/whats 9 9748-4740 e agilize seu atendimento.

RASPAR OU NÃO RASPAR A BARBA?

Não é porque o clima está mais quente que você precisa tirar a barba. Deixar a barba mais curta no verão é mais uma questão de gosto pessoal que necessidade.

Há quem pense que a barba aumenta a sensação de calor, mas não é bem assim. Ela pode até mesmo aliviar essa sensação.

É que nos dias mais quentes nós suamos mais. O suor é uma maneira que nosso corpo tem de eliminar o excesso de calor e equilibrar a nossa temperatura. E os pelos da barba ajudam a dispersar e evaporar melhor o suor que sai do seu rosto.

Só que, como você sua mais, é aí que entram alguns cuidados.

LAVE. ENXÁGUE. REPITA:

Como produzimos mais suor nos dias quentes, a barba fica muito mais propensa a acumular sujeira ao longo do dia. Por isso a regra número 1 pra qualquer barbudo no calor é: lave o rosto com mais frequência usando um shampoo específico pra barba!

Homem barbudo tomando uma chuveirada na praia

Lavar com sabonetes ou shampoos convencionais pode piorar a situação já que eles são feitos com certos tensoativos que removem a hidratação natural da pele deixando a barba mais ressecada e, consequentemente, mais difícil de controlar.

Já o shampoo de barba pode ser usado diariamente. Eu uso pelo menos duas vezes ao dia: uma logo de manhã e outra no final do dia.

Carregar um frasco menor de shampoo com você pra lavar o rosto durante o dia caso o calor aperte pode também ser uma boa ideia. As versões pra viagem tão aí pra isso.

E quem tem barba mais longa ou ressecada, use um condicionador de barba logo depois do shampoo.

CUIDADO COM A BARBA MOLHADA:

Se você gosta de tomar aquela chuveirada pra refrescar logo antes de dormir, cuidado pra não ir pra cama com a barba úmida! Seque bem com uma toalha ou, de preferência, com um secador de cabelo com o vento na temperatura fria. Assim você evita a proliferação de fungos e bactérias durante a noite.

HIDRATE-SE:

Beba água com frequência. A hidratação vem de dentro pra fora e no calor ela é ainda mais necessária. Você vai suar mais, não tem jeito. E não repor a água no seu organismo afeta sim a aparência da barba.

Homem barbudo tomando agua de coco

RASPE O PESCOÇO:

Grande parte da sensação de incômodo e coceira vem dos pelos que crescem logo abaixo da linha do queixo e tomam o pescoço. Costumo raspá-los uma vez por semana já que a minha barba é mais longa e eles não aparecem tanto. Mas no verão é bom aumentar a frequência. 

A dica é usar um Gel de Barbear, que é transparente e sem espuma. Assim você não corre o risco de raspar demais onde não deve e perder a linha divisória da barba. E depois de se barbear use o Balm como pós-barba. Ele refresca, ajuda na cicatrização e ainda evita irritação da pele e coceira.

TENHA UM PENTE À MÃO:

Quem penteia a barba com frequência sabe: é um vício. E tem seus motivos: pentear acalma, ajuda a alinhar os pelos e o passar do pente estica os fios ajudando a circular melhor o ar, dando uma refrescada nos momentos mais quentes do dia.

Além disso, enquanto usa um pente, você deixa de mexer na barba com os dedos. Quem aqui nunca passou horas futucando a barba e quando viu já tinha um mar de pelos soltos?

Mexer demais na barba também aumenta o acúmulo de sujeira, oleosidade e o atrito entre os fios danifica a estrutura deixando a barba com um aspecto mais desgrenhado e com pontas duplas. Por isso, por mais irresistível que seja, tire a mão da barba! E um bom jeito é trocar os dedos por um pente, de preferência de madeira, que não gera eletrostática nos fios.