Cuidado com a saúde mental passa a ser obrigatório nas empresas a partir de 2026
Atualização da NR-1 amplia responsabilidades e inclui riscos psicossociais no gerenciamento ocupacional.
20/11/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

A partir de maio de 2026, empresas de todo o país serão obrigadas a adotar medidas de proteção à saúde mental dos trabalhadores. A mudança faz parte da atualização da NR-1, norma que trata do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e que agora passa a incluir a avaliação e o controle de fatores psicossociais, como assédio, estresse, fadiga e sobrecarga mental.
Segundo Jorge Avancini, presidente do Sindicato dos Administradores do Rio Grande do Sul (Sindaergs), a inclusão desses elementos representa um avanço necessário diante dos desafios atuais da sociedade e do mercado de trabalho.
“Mais do que uma obrigação legal, a atualização da NR-1 representa um avanço necessário para a realidade que vivemos. Saúde mental não pode ser tratada como um tema secundário dentro das organizações. Ao incluir os riscos psicossociais no gerenciamento ocupacional, o país dá um passo importante para proteger trabalhadores, qualificar ambientes de trabalho e reduzir impactos que afetam diretamente a produtividade e a convivência profissional”, afirma.

Com a nova regra, as empresas deverão mapear, analisar e implementar ações de prevenção e suporte em situações de risco emocional. A norma também prevê punições: quem não se adequar poderá enfrentar multas, ações trabalhistas e aumento nos afastamentos por problemas de saúde mental.
Até o início da vigência, será estabelecido um período educativo para que as organizações possam se adaptar às exigências. Para Avancini, essa fase será essencial.
“As empresas precisam já iniciar essa preparação. Em um primeiro momento, é provável que alguns empregadores se assustem com as mudanças, mas, após esse período de adaptação, a atualização da norma será benéfica para ambos os lados: colaborador e chefia”, destaca o presidente do Sindaergs.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Fonte: Sindaergs
Mais lidas da semana

