Conectividade proporciona diminuição do êxodo rural em comunidades do RS

29/09/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Um dos grandes problemas que o cenário rural enfrenta há muito tempo é o êxodo dos jovens para os centros urbanos. Contudo, esse é um cenário que vem mudando devido a parceria entre a Amigo Internet e as prefeituras de diversas cidades, como Garibaldi, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Poço das Antas, dentre outras, nas quais a conectividade do campo permitiu que esses jovens tivessem acesso às mesmas condições de especialização e entretenimento proporcionados pelas metrópoles.

“O Projeto de Conectividade Rural mudou muito a vida dos agricultores, principalmente dos jovens, pois eles tinham muita dificuldade com o sinal de internet. Hoje os jovens podem ficar no interior e ter todas as vantagens que as pessoas da cidade têm”, salienta a agricultora, presidente do Conselho Municipal de Agricultura de Garibaldi e proprietária da Vinícola Agostini, Adriana Agostini.

Ela também destaca que o acesso à televisão via sinal de internet também ajudou a mudar esse cenário. “Falo com orgulho deste projeto, pois era uma demanda muito antiga dos agricultores. Tenho muito a agradecer à Amigo Internet por nos proporcionar tudo isso. Muita gratidão”, destaca.

Ao todo mais de 4.400 pessoas, assim como a Adriana, são beneficiadas pelo Projeto de Conectividade Rural da Amigo Internet, que tem como objetivo levar conectividade ao campo; diminuir o êxodo rural; diminuir a desigualdade socioeconômica, cultural e tecnológica; e gerar um diferencial de competitividade para o agronegócio, que passa a poder usar todas as tecnologias presentes em grandes centros urbanos.

Adair Goettems, subprefeito no distrito de Boa Vista em Santa Cruz do Sul, salienta que seu distrito mudou muito após a chegada da fibra óptica ao local. “Essas melhorias ajudam bastante na comunicação, pois tem muitos lugares em que o sinal de celular não chega e através da telefonia e da internet é possível deixar essas pessoas conectadas”, afirma.

Além disso, ele também destaca que mais jovens têm se mantido no campo devido a terem acesso à internet. “Eles buscam acesso e vão para onde ele existe. Se tem no campo, eles ficam aqui. Nossas crianças também ganharam muito, pois podem fazer suas aulas remotas sem sair de casa. Esperamos que em breve outros distritos também possam desfrutar de todos esses benefícios”, afirma. Outro ponto que Goettems ressalta é a segurança proporcionada pelo uso de câmeras em tempo real.

“No nosso trabalho, no nosso dia a dia, a internet é fundamental, precisamos estar conectados com o mundo, com a sociedade, e nada melhor do que ter uma boa internet para isso. Pra gente ela foi algo maravilhoso, que expandiu, e muito, nossos negócios. Fazemos lives, podendo falar pro mundo, podemos vender via Instagram ou WhatsApp. Realizamos muitas vendas através de lives e vídeos que a gente posta. Para nós, aqui na propriedade, transformou e muito a nossa vida”, ressalta o produtor de uvas orgânicas, espumantes e vinhos naturais da Via Orgânica e sócio da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (COOPEG), Acir Boroto.

Ele ainda salienta que agora é possível fazer diversas coisas que antes seriam impossíveis. “Agora você consegue estudar, consegue se comunicar com pessoas sem precisar sair de casa, e com essa pandemia isso é fundamental. Você pode consultar, você pode comprar, você pode vender. Então, essa é uma inovação que veio para ficar, e o mundo precisa disso”, afirma.

Conforme Júlio Renê Müller, gerente de vendas regional da Amigo Internet, projetos como esse são fundamentais para mudar a vida das pessoas. “Os moradores do meio rural não podem mais ficar sem acesso, ainda mais com a pandemia, que fez até os pequenos (crianças) precisarem de acesso ao estudo de forma remota”, relata.

Müller destaca que a conectividade no campo promove não só o atendimento de uma necessidade do produtor rural, como emissão de notas e contatos com empresas integradoras, mas também permite que esses profissionais se atualizem, tenham acesso a previsão do tempo, a bancos, a indicadores de preços de produtos, dentre tantos outros diferenciais que tornam o modelo de negócios mais competitivo, gerando riqueza para o campo.

O gerente da unidade de Bento Gonçalves da Amigo Internet, Marcelo Poletto, ressalta que, além disso, a conectividade ainda traz outros benefícios para o campo, como crescimento de negócios:

“Antes de chegarmos lá os produtores só podiam vender à vista, com dinheiro. A partir do acesso à internet puderam aumentar suas vendas, pois se tornou possível vender com cartão de crédito e, também, online. Por exemplo, um produtor de Garibaldi agora pode competir com qualquer grande vinícola do mundo”, salienta.

Outro ponto que ele destaca é a questão fiscal. “Toda carga tem que ter nota fiscal para poder ser entregue, e o pessoal tinha muita dificuldade de emitir essas notas pois é necessário estar conectado. Além disso, com a chegada da internet nessas áreas onde não se tinha a presença dela, abre uma porta imensa para que outras empresas se estabeleçam nos locais, pois elas passam a ter todas as condições necessárias para isso, sendo a conectividade um facilitador e um catalisador para o crescimento”, ressalta.

Além disso, a conectividade do campo permite maior segurança, com monitoramento online por câmeras e proporciona todo um cenário de automação, que faz com que os produtores rurais possam produzir mais com cada vez menos mão de obra.

“No meio rural tem predominância de pessoas idosas. Os filhos saíram para estudar, trabalhar, e os pais ficaram na propriedade. A internet é uma ferramenta para que esses filhos fiquem mais perto dos pais, que ficam mais felizes por isso, e para que possam ter um monitoramento deles quando necessário, garantindo mais saúde e segurança para os mesmos”, afirma Poletto.

Contudo, muitas cidades ainda não contam com a conectividade rural e com todos os seus benefícios. “Para que essa possa ser uma realidade para mais famílias precisamos do apoio dos municípios. Só assim poderemos quebrar essa barreira, conectar o meio rural e dar ao campo o seu devido valor”, destaca Névio Stefainski, diretor comercial da Amigo Internet no RS. Ele ainda orienta os gestores municipais, secretários de agricultura, de desenvolvimento e prefeitos, que desejarem fazer esse tipo de projeto e levar conectividade ao campo, a entrarem em contato pela página https://www.sejaamigo.com.br/amigo-rural. “Somente juntos podemos fazer a diferença e mudar a vida dessas famílias”, complementa. 

AI Amigo