Kussler & Sotelo Engenharia e Arquitetura: Como escolher o piso ideal para cada ambiente de sua casa

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região.

13/03/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região. 

Decorar ou redecorar uma residência nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes não sabemos nem por onde começar. Cada ambiente exige um piso diferente, e isso exige pesquisa. Confira as dicas que a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia preparou para você.

Os pisos não são todos iguais, por isso existem diferentes tipos indicados para cada ambiente. Os revestimentos causam sensações, sejam elas sensoriais ou perceptivas, que influenciam diretamente no dia a dia dos moradores. Por causa desses efeitos específicos, é preciso considerar vários aspectos na hora da seleção do melhor piso para cada ambiente.

Enquanto cada ambiente demanda um tipo de piso, cada revestimento exige ou dispensa certos cuidados na hora da manutenção. Limpeza, conservação, tempo de troca, preço, tudo deve ser analisado para acertar na escolha.

O piso não é apenas mais um aspecto visual, é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes, pois torna o lar mais aconchegante e com personalidade. E não é só isso: o piso também deve ser adequado para cada ambiente. Por exemplo, a opção ideal para o quarto nem sempre será a mesma indicada para o banheiro. Isso não é exatamente uma regra, a escolha pode ser por uma questão de composição e valorização do ambiente.

Pisos frios: cozinhas, banheiros e áreas de serviço

Eles são capazes de reduzir a temperatura de um ambiente, de acordo com o clima do local.

Eles são mais fáceis de limpar e exigem poucos cuidados e manutenção. Os pisos frios antiderrapantes são indicados para áreas externas. Os pisos frios também são adequados para a cozinhas, pois é um ambiente que necessita de um material mais resistente, a água, arranhões e circulação de pessoas.

Outros espaços que precisam de um piso mais resistente é o banheiro e a área de serviço. Quanto menos poros o piso tiver melhor, assim absorverão menos água. Nessa linha estão, o porcelanato esmaltado e as pastilhas.

Pisos quentes: salas e dormitórios

Já os pisos quentes dão a sensação de um chão aquecido durante o inverno.

Eles podem ser utilizados tanto na área social quanto na íntima

As opções que entram nessa lista são os pisos de madeira, vinílico, laminado. Não é recomendado utilizá-los nas áreas molhadas, pois absorvem água e podem mofar e inchar.

Tipos de Piso: Porcelanato

É a escolha acertada para quem quer dar um toque de elegância e sofisticação ao cômodo.

O porcelanato é um revestimento resistente, tem alta durabilidade e demanda pouca manutenção. Existem vários modelos, de diferentes características e que, portanto, podem ser usados em diversos ambientes, com exceção do porcelanato técnico (polido) que não é indicado para uma garagem, por exemplo. O ideal para garagem, tanto aberta como fechada, é o porcelanato acetinado, que não risca e não mancha com facilidade, mesmo com alto fluxo de pessoas

Hoje em dia as peças estão cada vez maiores, isso valoriza o ambiente e traz a sensação de amplitude, leveza e sofisticação. Para áreas sociais, escolha modelos lisos. Para ter menos trabalho na limpeza escolha pisos retificados, assim você terá menos rejunte aparente. Evite assentá-los na diagonal. Isso diminui a sensação de espaço e aumenta a porcentagem de perda nos recortes. Os modelos de cores claras e texturas mais discretas são ideais para quem quer chamar a atenção para outros pontos da decoração e dar a sensação de ambiente mais amplo.

Porcelanato acetinado:                Porcelanato Polido:

 Fotos via Pinterest

Porcelanato Amadeirado:

Fotos via Pinterest

Cerâmica:

Este é o tipo de piso mais utilizado no país. Possui um bom custo benefício e a instalação é simples, assim como sua manutenção, exigindo apenas alguns cuidados com as peças que são delicadas, é durável e fácil de limpar.

É encontrado em tamanhos diversificados, assim como em várias texturas. A qualidade e o preço também são variáveis.

O seu uso é indicado tanto para áreas internas quanto externas. A escolha para cada ambiente é feita de acordo com o PEI, que é o guia de resistência à abrasão. Quanto maior o número, mais resistente.

Laminado:

Dos tipos de pisos de madeira, esse é o mais sustentável, já que é de madeira reflorestada.

Utilizado apenas em ambientes internos, já que o contato com o sol e a água podem danificá-lo ou até torná-lo escorregadio, os pisos laminados estão entre os mais procurados. Semelhante à madeira, sua instalação é fácil e rápida, dispensando acabamento. É resistente a riscos e manchas. A limpeza pede apenas um pano umedecido.

Se for bem cuidado pode durar muitos anos. Antes de escolher o piso, leve em conta o tamanho dos cortes, a cor da madeira e a posição do laminado. A maneira de alinhar o piso permite a criação de efeitos visuais mágicos. Ao posicionar as placas em linhas horizontais, verticais ou diagonais, você amplia, diminui, sempre deixando o ambiente muito elegante.

Foto via faz fácil

Vinílico:

Esse piso não mancha e não retém poeira, além de ter alta durabilidade. Sua outra vantagem é ser antialérgico e não fazer barulho quando se caminha sobre ele. Com diversas cores e tamanhos, os pisos vinílicos podem ser facilmente instalados. Para limpá-lo, basta um pano úmido. Não é indicado para áreas externas ou que tenham muito contato com a água, como banheiros e cozinhas.

O piso vinílico é uma opção para quem quer renovar sem ter muito trabalho e, principalmente, sem quebradeira. Suas texturas podem simular madeiras ou pedras com tons dos mais clarinhos até os mais escuros. Se a preferência for por algo mais moderno, ele pode resultar em um chão lisinho, com diversas cores como opções, mas é próprio para as áreas secas. O piso vinílico tem como principal característica a facilidade de aplicação e manutenção no dia a dia, além de trazer cores modernas, como o cimento queimado.

Foto via Pinterest /Foto via smartgum

Ladrilho hidráulico:

Utilizados em qualquer ambiente, tanto no piso como na parede, os ladrilhos hidráulicos combinam muito bem com todos os revestimentos e cores. É bastante versátil e resistente, porém é caro e exige mão de obra especializada para a instalação. Para conservá-lo, o mais indicado é usar sabão neutro e impermeabilizar.

Foto via revestindo a casa

Agora que você já conhece os tipos de piso que estão no mercado e quais são os mais indicados para cada ambiente, é hora de encontrar alguma inspiração para começar a transformar sua casa.

KUSSLER & SOTELO ARQUITETURA E ENGENHARIA:

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região.

A Kussler e Sotelo Arquitetura e Engenharia desenvolve o projeto arquitetônico detalhado para ter um bom desempenho na fase de concepção, viabilidade e produto final.

Seus gestores são profissionais experientes, com vivência de mercado e mais de uma década dedicada a arquitetura e engenharia. 

Contato e endereço:

Contato: (51) 9 9712-7468 (51) 9 9703-7967;

Endereço: Rua 4 de Julho, 7148, Centro, Paverama.

 

Redação Clic Paverama