Comitiva de São José do Sul veio a Teutônia conhecer o Entreposto do Mel

14/10/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Na semana passada, uma comitiva do município de São José do Sul esteve em Teutônia conhecendo o Entreposto do Mel da Associação dos Apicultores, no Bairro Teutônia.

A comitiva de São José do Sul foi composta pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Aloísio José Junges, o médico veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Eduardo Alves da Costa e o produtor interessado em empreender com um entreposto de mel Juliano Mossmann. O pequeno município do Vale do Caí foi o primeiro do Estado a aderir ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte(Susaf).

Diante o interesse de um produtor investir na apicultura, foi feito o contato com o SIM de Teutônia, que já possui quatro agroindústrias autorizadas a utilizar o selo do Susaf, incluindo o Entreposto de Mel (desde 19 de março de 2019). E, na semana passada, o grupo veio a Teutônia conferir in loco o trabalho desenvolvido nesta área.

Eles conheceram toda a estrutura do Entreposto do Mel, localizado no Bairro Teutônia, bem como o trabalho desenvolvido tanto pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente quanto pelo Serviço de Inspeção Municipal em prol das agroindústrias. “Ficamos impressionados com as instalações do Entreposto de Mel de Teutônia, desde a entrada do produto até a rotulagem. Percebemos todo um cuidado com a higiene a logística. Não temos dúvidas que Teutônia servirá de referência para nós”, avaliou o secretário de Agricultura de São José do Sul, Aloísio José Junges.

A visita foi conduzida pelo responsável técnico do Entreposto, Adilson Cord, pela coordenadora do SIM de Teutônia, Candice Schmidt, pela secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, e pelo subsecretário da pasta, Luiz Rückert.

Em julho do ano passado, outra agroindústria de Teutônia despertou a atenção de empreendedores de outros municípios. Na oportunidade, a agroindústria de queijos coloniais Casa Schneider, de Linha Ribeiro, serviu de referência para a Fazenda Gabardo, de Montenegro, que estava aperfeiçoando sua produção de queijos.

AI Teutônia