Colégio Teutônia sedia II Congresso Internacional de Educação nos dias 16 e 17 de fevereiro

Ciclo de palestras, painéis e debates estão pautados no tema “Cuidando de quem cuida: humanização e aprendizagem”. Uma das atrações será a palestra virtual com a Monja Coen Roshi.

08/02/2022

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

Sempre que pensamos em um plano de aula, tentamos incluir atividades nas quais os estudantes precisam pensar sobre suas atitudes, seus sentimentos e suas relações.

Um professor com inteligência emocional, autoconhecimento e empatia realiza seu ofício de ser professor quando cria situações que estimulam o desenvolvimento da inteligência emocional de seus estudantes, tentando compreender o porquê deste agir de um jeito ou outro para expor seus sentimentos. Inclusive nas suas relações com os conteúdos, com as diferentes disciplinas curriculares, quando enfrenta desafios ou precisa se expor perante uma plateia.

Com base nisso e com o objetivo de proporcionar um olhar introspectivo e prospectivo do ser humano, ser pensante e ser aprendente, além de qualificar o ensino e a aprendizagem, o Colégio Teutônia, com a correalização da Secretaria de Educação de Teutônia, promove o II Congresso Internacional de Educação.

Será nos dias 16 e 17 de fevereiro, nas dependências do CT, com o tema “Cuidando de quem cuida: humanização e aprendizagem”.

“Diante dos contextos educacionais impactados exponencialmente pela pandemia nos anos de 2020 e 2021, experienciamos novos tempos. A pandemia nos ensinou que a vida precisa ser mais simples e que o exercício da resiliência, a capacidade de lidar com o adverso, o diferente e o sair da zona de conforto devem ser uma constante daqui para frente”, destaca a coordenadora pedagógica geral do CT, Andrea Wallauer.

A secretária municipal de Educação, Fabiana Lampert, reafirma a importância da temática abordada pelo Congresso. “Muito já ouvimos de que nós professores tivemos que nos reinventar durante a pandemia e o isolamento social, redescobrir novos caminhos para a mágica e valiosa aventura que é a docência. Com certeza não foi fácil, mas conseguimos, com muita competência. A pandemia causou muitos impactos na vida de todos e, principalmente, na dos professores: sobrecarga, cansaço mental, preocupação com os prejuízos na aprendizagem dos estudantes, estudantes desinteressados e desmotivados, incertezas, medos, estresse, ansiedade, sem contar na desvalorização crescente do professor por parte da sociedade. E nós, como Secretaria de Educação de Teutônia, refletimos muito sobre todos esses problemas e sentimos a necessidade de oferecer algo diferente. Um cuidado especial ao professor, onde ele possa olhar para si. O Congresso tem esse olhar: cuidar de quem cuida, convocando para a responsabilidade que nos cabe como educador, proporcionando uma formação com profissionais de ponta internacionalmente conhecidos, com falas que contemplam a necessidade do momento”, endossa.

Programação:

O Congresso foi pensado em dois grandes eixos: cuidar de quem cuida e o fazer pedagógico (a sala de aula). A atenção estará no cuidado às nossas emoções, na busca pelo autoconhecimento e na prática da respiração consciente, oportunizando que vivamos num estado de paz e plenitude, principalmente quando o mundo está desenfreado. As palestras da Monja Coen e Rossandro Klinjey são exemplos dessa abordagem.

“Ser inteligente emocionalmente é reconhecer aquilo que está sentindo e como vai agir a partir de tal sentimento. Quando não conhecemos nossas emoções, somos controlados por elas e, nesse caso, reagimos a situações sem autoconhecimento. Reconhecer suas emoções e não apenas reagir a elas dignifica o ser humano, que será capaz de dar respostas ao mundo e não apenas reagir a ele, comunicar assertivamente nossos sentimentos e ideias. Desenvolver habilidades socioafetivas ajuda o ser humano a expandir a consciência, fazendo-o sair da inércia e do piloto automático, contribuindo para a construção de relacionamentos mais saudáveis”, destaca Andrea.

Na palestra "O ofício do professor", com Jorge Maria Larrosa Bondian, será evidenciado o quanto, nesse tempo de pandemia, de fragilidade emocional e de desvalorização da pessoa, a preocupação deve ser com a humanização da escola, com o professor como ser humano. “Pensar a escola como um lugar não somente de preparação para a vida, mas sobretudo como um espaço e um tempo separados para tornar possível a transmissão, a comunicação e a renovação do mundo. Também fazer o resgate do sentido etimológico da palavra respeito, do sentido e do significado das palavras-chaves da educação”, enaltece a coordenadora, citando trechos do livro do palestrante.

Outro destaque do evento será o painel "A sala de aula e o ensino na perspectiva de Gert Biesta”, que propõe uma reflexão sobre o conceito "learnification", criado pelo autor e traduzido posteriormente para o “aprenderismo”.

Além disso, no ano de 2021 comemoramos o centenário do nascimento de Paulo Freire e, por isso, também ocorre mesa redonda em sua homenagem, trazendo a dimensão antropológica e pedagógica de sua obra. O Congresso encerra com a palestra "Vida do Professor", com Diogo Almeida.

“A frase que acompanha nosso Colégio é ‘Educação para a vida toda’, ou seja, somos uma instituição que valoriza a vida e, dessa forma, o conhecimento como expressão da liberdade de escolha. Não nos focamos apenas nos conteúdos curriculares, e sim em contribuir no processo de formação de pessoas que acreditem em seu potencial de construir um mundo melhor”, acrescenta o diretor do CT, Jonas Rückert.

O Congresso tem como público-alvo educadores das redes Municipal, Estadual e Particulares e demais profissionais que se interessam pelo tema. Inscrições ainda estão disponíveis no site oficial do evento – www.congresso.colegioteutonia.com.br.

 

Leandro Augusto Hamester