Cinco perguntas ao dentista Gabriel Bibiano, da Inovare Odontologia Especializada

A Inovare Odontologia Especializada está localizada na Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont, ao lado da JB Barber Shop, no Centro de Paverama.

19/02/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

A saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. Essa frase resume a importância dos dentes. Responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras e, principalmente, um fator determinante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo.

O Clic Paverama, o Clic do Vale! listou as perguntas mais frequentes realizadas nos consultórios odontológicos e passou os questionamentos ao dentista Gabriel Bibiano, proprietário da Inovare Odontologia Especializada. 

Confira:

Qual a competência de um Dentista?

Cirurgião-dentista (denominação oficial) é o nome do profissional de Odontologia. A odontologia estuda o sistema estomatognático, que compreende a cavidade bucal, os dentes, a face (seus músculos, ossos, vasos e nervos), o pescoço, articulações e tecidos. A formação do cirurgião-dentista inclui disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, patologia, farmacologia e fisiologia (do organismo todo), além de disciplinas profissionalizantes (aquelas específicas do curso), como dentística, endodontia, oclusão, cirurgia, prótese, materiais dentários, diagnóstico bucal, etc... Dentro das especialidades odontológicas podemos realizar cirurgias complexas da face em caso de traumas, por exemplo, tratamos disfunções temporomandibulares (da articulação da mandíbula – ATM) e até distúrbios do sono como ronco/apneia e bruxismo! Portanto, Dentista não trata somente dentes.

Com que frequência devo visitar o Dentista?

Antes de responder a esta pergunta, é importante avaliar cada caso individualmente. Quem usa aparelho, por exemplo, precisa marcar consultas com mais frequência. Já quem vai ao dentista apenas para fazer check-up e para garantir que está tudo bem com os dentes e com as gengivas, pode fazer menos visitas ao dentista. De modo geral, são necessárias pelo menos duas consultas anuais.

Existem muitos bons motivos para manter as visitas à clínica odontológica em dia. Os exames feitos durante a consulta ajudam a prevenir problemas bucais comuns, como a cárie, e doenças mais graves, como o câncer de boca. Esta também é uma oportunidade de fazer uma limpeza completa, processo que faz uma higiene profunda nos dentes. Além disso, o dentista consegue avaliar se a escovação está sendo feita adequadamente ou se é necessário algum cuidado especial na limpeza dental. Além deste check-up, também é indicado fazer um exame raio X a cada 6 meses, para verificar como estão as raízes dos dentes, as gengivas e os ossos da boca.

Esta mesma frequência pode ser seguida pelas crianças: duas visitas ao ano para realizar exames completos. Mas, dependendo dos hábitos alimentares, pode ser necessário aumentar o número de consultas. Se seus filhos comem muitos doces, por exemplo, correm mais risco de ter cáries, nesse caso, uma visita a cada quatro meses pode ser mais eficaz na prevenção de problemas orais.

É verdade que um problema dental pode provocar doenças cardíacas?

Sim! 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal. Entre elas estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo o infarto.

Por que devo procurar um ortodontista?

Para que seja realizada uma avaliação correta da oclusão (mordida), pois o diagnóstico preventivo possibilita determinar quando uma criança deverá ser tratada, uma vez que a face e as arcadas ainda não terminaram seu crescimento e para que hábitos bucais nocivos a sua saúde possam ser eliminados precocemente, muitas vezes diminuindo o tempo de tratamento e alcançando um equilíbrio facial e oclusal satisfatório com um menor custo. Evitando futuros procedimentos cirúrgicos.

Recomenda-se que todas as crianças devam se consultar com um especialista em ortodontia, aos 7 anos de idade, ou mais cedo. Muitas das maloclusões são hereditárias porém algumas são causadas por hábitos bucais, e que se tratados precocemente, evitarão problemas oclusais severos no futuro.

Os problemas adquiridos podem ser causados por sucção de dedo, deglutição atípica, vias aéreas superiores obstruídas por amígdalas ou adenóides avolumadas, doenças dentais, ou perda prematura de dentes decíduos (de leite) ou permanentes.

Já os problemas hereditários incluem apinhamento dos dentes, espaço demasiado entre os dentes, falta de dentes ou excesso, mordidas cruzadas, sobremordidas, fendas lábio-palatinas e uma variedade de outras irregularidades das arcadas e da face, dentre elas:

Seja adquirida ou hereditária, muitos destes problemas afetam, não apenas o alinhamento e nivelamento dos dentes, mas também a aparência facial.

Por que o tratamento ortodôntico é importante?

O tratamento ortodôntico é importante para prevenir e/ou tratar problemas oclusais para que não se tornem mais graves, podendo levar a problemas periodontais, perda óssea e/ou dentária, problemas na articulação temporo-mandibular, cárie, bruxismo e dores de cabeça.

A ortodontia confere ao paciente, uma aparência agradável, com dentes alinhados, nivelados, bem posicionados em relação a sua base apical e crânio, com um belo sorriso e harmonia facial.

Sobre a Inovare Odontologia Especializada:

A Inovare Odontologia Especializada está localizada na Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont, ao lado da JB Barber Shop, no Centro de Paverama. O consultório oferece diversos procedimentos e profissionais. Além de Bibiano, a equipe conta com a Dra. Gabriela Schimidt que é Endodontista (especialista em Tratamento de canal) e o Dr. Henrique Bianchini que é implantodontista (especialista em implantes).

A Inovare Odontologia Especializada conta com recepção/sala de espera, banheiro exclusivo para pacientes, além de televisão, água e café. Ambiente totalmente climatizado, acesso a cadeirantes, o consultório conta além da cadeira odontológica, com espaço para dois acompanhantes. Um dos diferenciais é oferecer televisão para acompanhar os procedimentos, bem como expor os exames para os pacientes.

Horário de atendimento:

Terças, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 19h30;

2 segundas-feiras por mês, das 8h30 às 19h30;

1 quarta-feira por mês, das 8h30 às 19h30;

Sábado à tarde;

1 sábado, o dia inteiro por mês. 

Jêison Lauri da Rosa/Clic Paverama/Clic do Vale