Certel e Sicredi são campeãs na categoria Intercooperação do Prêmio SomosCoop

26/11/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

A Certel e a Sicredi obtiveram o primeiro lugar do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano 2020, um reconhecimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) ao trabalho desenvolvido em benefício do desenvolvimento social e econômico. A divulgação ocorreu na tarde desta terça-feira, 24, em transmissão online para todo o Brasil.

A Certel concorreu na categoria Intercooperação, com o Projeto “A Energia Que Nos Une”, que retrata a parceria firmada com as cooperativas Sicredi Ouro Branco (Teutônia), Integração RS/MG (Lajeado), Região dos Vales (Encantado) e Botucaraí (Soledade), afim de financiar a sua próxima hidrelétrica, a Vale do Leite, que será instalada no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo.

Em sua saudação, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirmou que, mesmo diante da pandemia de Covid-19, sente-se feliz em poder reunir boa parte da família cooperativista brasileira. “Estamos reconhecendo um trabalho extraordinário que todas as cooperativas fazem no dia a dia por um mundo melhor. Meu agradecimento às 320 cooperativas inscritas, que representaram 22 estados no Prêmio”, assinalou.

Freitas também comentou sobre a influência cooperativista diante dos obstáculos enfrentados neste ano de pandemia. “Tivemos desafios imensos e fico muito feliz em dizer que as cooperativas fizeram um papel fantástico neste momento de dificuldade, pois souberam dar a volta por cima sendo inovadoras e criativas. Está na hora de enxergarmos que os horizontes são maiores que os problemas. Tenho muito orgulho de ser cooperativista e fazer parte desta frente que transforma, muda e ajusta as coisas. Todos os dias, o cooperativismo faz uma coisa diferente e promove mudanças na vida de milhões de brasileiros. São 15 milhões de cooperados no Brasil, o que envolve 60 milhões de brasileiros impactados por todo benefício gerado pelas cooperativas”, enalteceu.

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, relatou que a intercooperação praticada pela Certel, do Ramo Infraestrutura, com as quatro cooperativas Sicredi, do Ramo Crédito, possibilitará a geração de energia limpa e renovável, incrementando renda, empregabilidade e desenvolvimento regional. Classificou o projeto como a verdadeira força e valor do cooperativismo, pois permitirá que os associados recebam energia de qualidade reconhecida e com tarifa acessível.

“É motivo de grande alegria para todos da cooperativa, pois demonstra o reconhecimento do Sistema OCB à dedicação que o sistema cooperativo tem em contribuir com a pujança do País. E a Certel, de maneira inédita, estabeleceu esta intercooperação com quatro cooperativas do Sistema Sicredi para viabilizar um grande empreendimento que será fundamental para o desenvolvimento de toda a região. Dedicamos o prêmio aos mais de 70 mil associados e a todos as equipes envolvidas”, avalia Hennemann.

Também foram finalistas nesta categoria as cooperativas Coopatos e Copacol, de Minas Gerais, com o “Projeto Recriar”, e a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Cotrifred, do Rio Grande do Sul, com o “Projeto Meu Tambo Meu Futuro”.

AI Sicredi